Ação da Aurora, empresa de Cannabis, sobe 162,05% nos últimos 5 dias

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Valéria França

A pandemia global da Covid-19 ajudou muito a recuperação das empresas de Cannabis. Houve um grande aumento das vendas – tanto do medicinal como do recreativo. O aumento do consumo alavancou o preço das ações que estavam em queda desde 2019.

Maio, no entanto, foi especial para a canadense Aurora Inc., empresa de Cannabis, que chegou a subir 162,05% nos últimos 5 dias e 102,63% em um mês, de acordo com a análise de performance do Market Watch.

A Aurora também anunciou a compra de uma empresa sediada nos EUA, a Reliva. “Isso sempre é um bom sinal para o mercado. Significa que a empresa está expandindo”, diz George Wachsmann, CIO, da Vítreo, empresa digital de investimentos, que tem produtos de Cannabis para brasileiros.  

Mas na hora de comparar os ganhos e as perdas desde o início do ano, a empresa ficou abaixo da média do setor de Cannabis, que caiu 27%, de acordo com o índice Harvest Health & Recreation. “A Aurora teve queda de 32,37%. Mas está longe de seus piores índices que foi de 77% de queda”, explica Wachsmann.

Os bastidores do sobe e desce

Uma das empresas mais populares de Cannabis do Canadá, a Aurora Inc. estava ameaçada de cair fora da bolsa de Nova York quando a ação da empresa chegou a valer menos de um dólar, na segunda quinzena de março. As companhias que ficam nesta margem durante um mês deixam de ser listadas. Ela recorreu então a uma manobra comum, chamada de reverse split.

“A empresa diminuiu o número de ações no mercado e assim aumentou o preço unitário”, explica Wachsmann.  Segundo ele, é uma manobra que não muda de fato o valor da empresa, mas garante a permanência na bolsa. A valorização foi imediata, de 7,6%.  

A consolidação da manobra da empresa foi anunciada –assim que o conselho de acionistas concordou –em 8 de maio. Adicionalmente, a Aurora vendeu mais US$ 350 milhões em ações no mercado e reduziu custos.

Entenda o reverse split

Nesta operação da empresa, os acionistas recebem menos ações, porém a um preço mais alto. Ela decide qual a razão que deseja repartir. A Aurora escolheu 1 para 12. Isso quer dizer que 12 ações passariam a compor uma. E o valor de cada papel é multiplicado 12.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES
ASSINE NOSSA NEWSLETTER