Café e maconha
Publicada em 22/05/2019

As substâncias do organismo que são responsáveis pelos efeitos que a maconha causa no corpo sãos as mesmas atingidas pela cafeína – a principal matéria prima do café. Ou seja, a parte do nosso corpo que é afetada pelo café é a mesma que é atingida pela maconha, porém produzem efeitos que parecem inversos.
As substâncias químicas produzidas pelas células do sistema nervoso são chamadas de neurotransmissores. São essas substâncias que norteiam o caminho das células ou neurônios. Entre um e outro, estão os neurotransmissores. Existem vários tipos, com diferentes funções no organismo. Integram um sistema fino e complexo.
O estudo do "Journal of Internal Medicine" mostrou que o café afeta os mesmos neurotransmissores que a maconha. Estes neurotransmissores estão relacionados ao sistema endocanabinoide que é responsável por regular humor e fisiologia.
O sistema endocanabinoide está ligado a funções do corpo como cognição, pressão sanguínea, imunidade, sono, apetite e energia. Portanto, quando consumida, a maconha se liga a neurotransmissores ligados ao sistema endocanabinoide.
A pesquisa usou cerca de 50 pessoas submetidas ao consumo das duas substâncias. O resultado mostrou que o café se conecta aos mesmos neurotransmissores que a maconha.
O estudo completo está no link abaixo, em inglês: