Como trabalhar com cannabis no Brasil?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
O mais novo colunista Sechat, traz uma visão sobre negócios, indústria, oportunidades e dicas para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho canábico no Brasil. (Foto: Arquivo)

Por Danilo Lang

Você já pensou com o que trabalhar no setor da Cannabis no Brasil? Por ser um novo mercado no país, muitas pessoas pensam que precisam se reinventar para trabalhar neste setor. Mas não é bem por aí. Você sabia que pode atuar com cannabis possivelmente na mesma posição que exerce hoje? Agora é a hora de colocar em prática todo o seu conhecimento para impulsionar os negócios canábicos no Brasil! 

O setor da cannabis precisa, em sua maioria, dos mesmos profissionais que outros setores, como: vendedores, contadores, advogados, representantes comerciais, designers, analistas, TI, profissionais da saúde, consultores, profissionais de logística. Reparou que são profissões que vemos em outros setores? O mercado da cannabis está aí e precisa de você!

Comece a reflexão levantando todas as frentes de atuação que você aplica o seu conhecimento para resolver algum problema. O setor da cannabis também possui esses mesmos problemas! São empresas e projetos muitas vezes iguais aos de outros mercados, mas focados para o tema da cannabis (e com todas as suas especificidades – que são muitas), ou seja, o que estamos vendo é uma migração de profissionais de outros setores para este “universo verde”. 

Para saber onde atuar, é necessário entender toda a cadeia de produção da cannabis, suas possibilidades e também estudar o mercado satélite que gira em torno do tema, destacando a atuação no setor e cenário atual. Com isso, você começa a levantar as opções que mais possuem conexão com o o que você faz e entender quais conhecimentos precisará adquirir para atuar nesse campo. 

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Abaixo listo alguns setores e modelos de negócios focado no universo da cannabis em alta no país:

1. Growshops e Tabacarias 

2. Medicinal e Saúde 

3. Jurídico 

4. Tecnologia 

5. Associações 

6. Venda de Gadgets, Vestuário, e Acessórios 

7. Educação 

8. Comunicação e Marketing

Embora o mercado da cannabis precise de todos (ou grande parte) da força de trabalho que conhecemos, ainda é um setor em crescimento e dando seus primeiros passos. A cada mês novas empresas, soluções e projetos surgem para fomentar o ecossistema e a geração de empregos. Mas deve-se ter em mente que a concorrência para as vagas se torna mais competitiva por ser um mercado recente e, é por isso que você deve se preparar para aumentar suas chances de trabalhar no meio canábico no Brasil.

Listo abaixo 3 dicas simples, mas muito eficazes, para aumentar as suas chances de conseguir a sua tão sonhada vaga nessa indústria: 

1. Cuide da sua imagem nas redes sociais. Você é o que você consome e compartilha. Como você tem mostrado para o mercado o seu interesse, conhecimento sobre o assunto e habilidades que podem ajudar o setor? Comece a produzir conteúdo de qualidade nas redes sociais e mostrar como você pode agregar para o mercado da cannabis. Faça uma review de uma série, episódio, artigo, compartilhe um filme, comente sobre sua experiência e como ajuda o setor, cite cases, interaja com profissionais em comentários… a lista não acaba! Lembre-se que é uma construção de imagem nas redes sociais, leva tempo, mas vale cada esforço investido. 

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

A plataforma possibilita um tipo de abordagem e comunicação muito mais aberta para a empresa, abrindo caminho para criação de uma branding persona socialmente muito mais interessante. (Imagem: Reprodução/Ao5)

2. Como informado, o setor é novo e os profissionais atuantes precisam desapegar de altos cargos e nomenclaturas de peso. O foco é entrar e trabalhar no setor da cannabis ou falar para todo mundo que você é da Diretoria, Gerência, Coordenação…? Foque em fazer acontecer ao invés de ter uma posição de destaque. Seu objetivo é ganhar experiência, se conectar com profissionais e entender como a engrenagem funciona. A cada dia você se aperfeiçoará e começará a agregar mais para o projeto que faz parte!

Em metafísica, dinamismo é um nome geral para um grupo de visões filosóficas sobre a natureza da matéria. (Imagem: Depositphotos)

Aliás, os projetos na área da cannabis acontecem muito rápido, então pode ser normal você transitar entre áreas e projetos, o que reflete o dinamismo do setor e a necessidade por profissionais com múltiplas habilidades e que se encaixam em projetos diferentes. 

3. Reflita agora como você se prepara para as entrevistas. Estude a empresa, seu nicho de atuação e seus principais desafios. Com que você falará? Estude a pessoa, seu histórico profissional e procure material nas redes 

sociais para entender seu estilo e como se posiciona. Leia cuidadosamente a descrição da vaga e tente compreender as “dores” da empresa, ou seja, quais são os sintomas que você pode solucionar com o seu conhecimento. Para diminuir a ansiedade, treine em frente ao espelho e simule perguntas e respostas para lembrar com mais facilidade na hora de falar. Tenha calma na entrevista e lembre-se da regra: não interrompa a outra pessoa. Escute com atenção e fale 90% sobre como você pode resolver os problemas e mostrando suas habilidades técnicas e apenas 10% falando sobre sua relação com a cannabis. Ou seja, em uma entrevista que dure 30 minutos, você pode falar apenas 2 ou 3 minutos sobre sua relação com a cannabis pra não ficar cansativo. 

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

A etapa da entrevista pode ser a mais importante do processo seletivo. Prepare-se para que tudo saia bem (Foto: Istock)

E se você não passar na entrevista? Respire e siga em frente estudando e se aprimorando. Procure entender o que poderia fazer diferente com uma auto-avaliação para melhorar para as próximas. Lembrando sempre de manter contato com a empresa através das redes sociais e com a pessoa que te entrevistou! O mercado é rápido e novas vagas podem surgir, garanta que lembrem de você da próxima vez!

*Lang é empreendedor, formado em Marketing, com especializações em gestão de negócios e liderança, atuando no ecossistema digital desde 2001 e estudando o mercado da cannabis desde 2014. Além disso, Danilo é criador da plataforma Cannabis Empregos que oferece oportunidades de trabalho na área canábica no país.

As opiniões veiculadas nesse artigo são pessoais e de responsabilidade de seus autores.

Veja também:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese