Curiosidades: 420 por que é o número de cannabis e qual é a origem?

A data 20 de abril (do inglês 4/20) conhecida como o dia internacional da maconha é adotada por ativistas de todo o mundo para realizar manifestações de legalização

Publicada em 28/10/2022

capa

Curadoria Sechat com informações de El Planteo

Existem várias lendas que contam a origem do 420  como número representativo da cannabis. A data 20 de abril (do inglês 4/20), inclusive, é quando acontecem manifestações em diversos países para legalizar a planta.   A história que parece ter mais evidências do motivo dessa escolha remonta à cidade de San Rafael, na Califórnia (EUA), em 1971. Nela, um grupo de estudantes começou a se reunir ao lado de uma estátua de Luis Pasteur, para compartilhar fumaça todos os dias às 4h20 da tarde.

Algumas versões da história dizem que os meninos pegaram o número depois de ouvir que a polícia local usava o código 420 para designar quando alguém estava fumando em público. Pelo menos foi o que relatou um artigo da revista High Times de 1991, primeira publicação  a rastrear o termo. No entanto, a polícia local negou o uso desse código, que não consta em nenhum registro policial.

Em 1998, um desses lendários estudantes entrou em contato com a High Times para esclarecer o assunto. Steve Capper disse à revista que ele e seus amigos Dave Reddix, Jeffrey Noel, Larry Schwartz e Mark Gravich costumavam sair ao lado da estátua de Pasteur do lado de fora da escola todos os dias para fumar maconha. Certa vez, eles conseguiram um mapa que levava a uma plantação de cannabis abandonada e decidiram se encontrar às 16h20, na saída da escola, para ir ao local escondido e encontrar o  que esperavam.

Naquele dia, todas as vezes que se cruzavam nos corredores da escola diziam "420 Louis" para se lembrarem do local e horário do encontro. Embora nunca tenham achado as plantas, 4h20 tornou-se o horário de encontro, e o número 420 virou e uma espécie de código para discutir maconha na frente de seus pais  sem que os mesmos percebessem.

Os meninos se tornaram fãs de uma banda chamada New Riders of the Purple Sage, que compartilhava músicos com o Grateful Dead. O termo 420 se espalhou entre os deadheads (os fãs do grupo), e se tornou  comumente usado nos  shows.

A partir de 1991, a revista High Times passou a usar o número cada vez com mais frequência em seus artigos, até se tornar uma linguagem comum na boca dos maconheiros de todo o mundo. Hoje, 420 é conhecido internacionalmente  para indicar que “aqui se fuma maconha” , ou que tudo é legal com cannabis. O número se tornou um emblema da cannabis mesmo nos círculos legislativos, com senadores dos EUA nomeando 420 para várias propostas oficiais de legalização.