Depois de Novo México, Nova Iorque e Virgínia, outros quatro estados podem legalizar a Cannabis
Se as aprovações estaduais seguirem as previsões, o ano de 2021 deverá ser o ano com o maior número de estados com regulamentação
Publicada em 13/04/2021

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Marijuana Moment (Kyle Jaeger )
Com Nova York e Virgínia legalizando a Cannabis nos últimos dias pode-se pensar que o movimento reformista de 2021 já atingiu seu limite máximo para o ano. Mas o fato é que os projetos de legalização ainda estão avançando em vários outros estados do país.
De Delaware a Minnesota, os legisladores ainda estão trabalhando para acabar com a proibição até o final do ano. Embora não haja garantia de que eles terão sucesso, há um ímpeto crescente para a legalização com os principais legisladores e governadores, e cada estado que promulga a mudança de política adiciona pressão sobre aqueles ao seu redor para que façam o mesmo.
>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM
Aqui estão os estados que ainda podem legalizar a cannabis neste ano:
Connecticut
Existem duas propostas de legalização sendo consideradas na legislatura de Connecticut, incluindo uma que é apoiada pelo governador Ned Lamont (D). O projeto de lei do governador foi aprovado no Comitê Judiciário na terça-feira (6) depois de ser emendado para tratar de questões de igualdade social de forma mais abrangente. Uma medida concorrente de Robyn Porter (D) foi aprovada no Comitê de Trabalho e Funcionários Públicos no mês passado.
O presidente da Câmara, Matthew Ritter (D), disse no ano passado que se a legislatura não for capaz de aprovar um projeto de lei de legalização, ele proporá uma questão na cédula de 2022 do estado que deixará o assunto para os eleitores. Ritter colocou chances de “50-50” para os legisladores conseguirem fazer o trabalho por conta própria este ano.
Se a cannabis acabar nas cédulas, no entanto, provavelmente se tornará popular, já que uma pesquisa divulgada no mês passado descobriu que 66% dos adultos de Connecticut são a favor da legalização, e a mesma porcentagem de entrevistados são favoráveis à eliminação dos registros anteriores de cannabis.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Delaware
Um projeto de lei para legalizar a cannabis para consumo adulto em Delaware foi aprovado em seu primeiro comitê da Câmara no final do mês passado.
A legislação, apresentada pelo deputado Ed Osienski (D), foi aprovada pelo Comitê de Saúde e Desenvolvimento Humano da Câmara em uma votação de 10-5, apesar da oposição vocal de alguns membros republicanos do painel.
O projeto de lei, conforme apresentado, estabeleceria um sistema comercial regulamentado de cannabis e impostos sobre vendas em 15%. O cultivo doméstico para uso pessoal, entretanto, permaneceria ilegal.
Minnesota
Quatro comitês da Câmara já aprovaram um projeto para legalizar a maconha em Minnesota. Conforme disse o líder da maioria Ryan Winkler (D), patrocinador da legislação da reforma, o projeto passará pelos comitês restantes até o final de abril.
A porta-voz de Winkler, Melissa Hortman (D) e outros legisladores entraram com a medida em fevereiro. Em suma, isso permitiria que adultos com 21 anos ou mais comprassem e portassem até 450 gramas de maconha e cultivassem até oito plantas.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Ainda assim, mesmo que a legislação chegue até a Câmara, espera-se que enfrente um desafio significativo no Senado controlado pelos republicanos. Os legisladores republicanos sinalizaram que estão mais interessados em revisar o programa de cannabis medicinal existente do estado.
Rhode Island
Dois comitês do Senado de Rhode Island realizaram uma audiência conjunta sobre duas propostas de legalização da maconha neste mês - incluindo uma proposta pelo governador.
Os Comitês Judiciário e Financeiro do Senado ouviram depoimentos de funcionários do governo sobre a medida orçamentária do governador Dan McKee (D). Além de ouvirem líderes legislativos que patrocinam o projeto de lei concorrente. Embora os painéis não tenham votado imediatamente em nenhuma das propostas, os membros geralmente discutiram a legalização como uma inevitabilidade no estado, especialmente com os estados vizinhos promulgando a reforma.
Ambos os planos permitem que adultos com 21 anos ou mais comprem e portem até 30 gramas de maconha. No entanto, apenas o projeto de lei dos legisladores oferece uma opção de cultivo doméstico.
Sobretudo, as propostas são notavelmente diferentes da proposta que a ex-governadora Gina Raimondo (D) incluiu em seu orçamento no ano passado. Mas antes de deixar o cargo para ingressar no governo Biden como secretária de comércio, ela pediu a legalização por meio de um modelo estatal.