Bancada da Cannabis Medicinal forma pré-candidatos a vereador
O curso online de formação política teve duração de dois meses
Publicada em 27/07/2024
Imagem: Reprodução deputado Caio França
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) recebeu a formatura dos pré-candidatos a vereador de todo o Brasil, com identificação na pauta da cannabis medicinal. O evento encerrou a “Bancada da Cannabis Medicinal na Câmara Municipal”, uma iniciativa do deputado Caio França, autor da Lei Estadual 17.618/23.
O curso, desenvolvido durante os últimos dois meses em formato online de 10h, foi ministrado por médicos, pesquisadores, advogados, comunicadores e outros especialistas. Ao todo, 70 pessoas de todo o país se inscreveram na iniciativa. Durante o evento de encerramento estiveram presentes cerca de 15 pré-candidatos.
“Avançamos muito no estado de São Paulo nos últimos cinco anos, os legislativos municipais devem exercer o mesmo protagonismo nas suas cidades”, comenta França.
Para o pré-candidato a vereador em Caxias do Sul - RS, Guilherme Diniz, que tem o cânhamo como sua principal bandeira, a experiência foi importante no seu entendimento da planta como um todo. “Com certeza participar da Bancada, um espaço de muita troca entre pessoas que lutam pela mesma causa, foi muito gratificante para a minha caminhada como pré-candidato", comentou Diniz.
Pré-candidata em Osasco, Fernanda Zachi conheceu a cannabis para fins medicinais em 2019, durante audiência pública na Alesp. No ano seguinte, ela desenvolveu uma doença autoimune sem diagnóstico e tornou-se paciente de cannabis, “tive um ganho tão grande que a minha doença entrou em remissão”, comenta. Agora, pré-candidata, Zachi pretende unir a pauta da cannabis a sua luta pelas pessoas com deficiência.
“Esse movimento chega para levar a mensagem dos benefícios terapêuticos da cannabis medicinal no âmbito da municipalidade, ampliando ainda mais a democratização do acesso às pessoas mais carentes. Estamos animados e felizes em poder contribuir com a nossa experiência e colocá-la a serviço dos candidatos”, finalizou França.