CBCM 2023: Historiador afirma que maconha tem grande potencial econômico, por isso, o Brasil não pode ficar alheio a esse mercado

O professor da USP e palestrante confirmado do CBCM fala, ainda, sobre a jornada histórica da maconha no país, reforçando a importância de destruir o preconceito com a planta

Publicada em 18/04/2023

CBCM 2023: Historiador afirma que maconha tem grande potencial econômico, por isso, o Brasil não pode ficar alheio a esse mercado

Por Tylla Lima

“A maconha é uma questão de soberania nacional, de domínio de cadeias produtivas que envolvem diversos setores econômicos”, afirmou Henrique Soares Carneiro, professor de história da Universidade de São Paulo (USP) e palestrante confirmado do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, em conversa com o portal Sechat sobre a importância histórica da planta no Brasil.

Carneiro também disse que a maconha está além do potencial econômico. “Já se sabe que é usada para diminuir ansiedade, disfunções gástricas, efeitos adversos vindos com a  idade, tem resultados positivos  em dores crônicas, além de efeitos colaterais e potencialidade de dados muito menores do que a parte das drogas usadas no âmbito farmacêutico com as mesmas finalidades”, diz. E, reforça que a funcionalidade da planta perpassa diversos setores como o entretenimento e a indústria, um cenário tão avançado para o assunto, que faz da cannabis até uma alternativa de combustível, sendo uma nova matriz de biomassa com estudos da sua funcionalidade em vários países, como a China.

O CBCM será realizado nos  dias 4 e 5 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Trata-se do principal evento  da América Latina sobre os avanços do uso medicinal e industrial da cannabis.

“A maconha é uma questão de soberania nacional, de domínio de cadeias produtivas que envolvem diversos setores econômicos (...) É uma enorme atividade econômica que está produzindo empresas de bilhões de dólares e o Brasil não pode ficar alheio."

Henrique Soares Carneiro, historiador

,

Não fique de fora do evento do ano clique aqui e faça a sua inscrição. Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=JIdWNvqzuEM

CLIQUE AQUI E GARANTA A SUA VAGA


A perseguição e o preconceito contra a maconha, reforça o historiador, vem de uma estigmatização da planta em relação à cultura afrobrasileira, onde a própria palavra remete a essa origem. A tradição era mal vista e por isso, os elementos eram perseguidos no país. É uma página que precisa ser virada para que o uso da cannabis seja levado a sério, como um verdadeiro transformador de vidas e de rentabilidades. “A maconha é uma enorme atividade econômica que está produzindo empresas de bilhões de dólares e o Brasil não pode ficar alheio”, finaliza.

Saiba mais:
Você também pode fazer a sua inscrição gratuita para participar da maior feira científica e profissional do setor no Brasil e na América Latina. O evento deve receber mais de 8 mil pessoas.

Saiba mais sobre o CBCM:

O CBCM é direcionado para médicos, dentistas, veterinários, profissionais da saúde, investidores, empresários, pesquisadores, juristas e agentes do setor.

Se você é um profissional das áreas citadas acima, faça agora a sua inscrição e compre o seu ingresso. 

O congresso será realizado em dois auditórios montados dentro da Medical Cannabis Fair, a principal feira sobre cannabis medicinal da América Latina exclusiva para médicos e profissionais do setor, com entrada gratuita. Este evento se trata de uma feira científica e profissional exclusiva para médicos, dentistas, veterinários, profissionais da saúde, investidores e agentes do setor.  

Saiba mais: www.congressocannabis.com.br   e www.medicalcannabisfair.com.br