Despertando a alma: Cannabis e seu papel na espiritualidade
Estudo demonstra potencial terapêutico nas características espirituais e psicológicas de 66,1% dos participantes
Publicada em 06/06/2023

Por João Negromonte
Durante milênios, a cannabis é utilizada em práticas espirituais em diferentes regiões do mundo, sendo citada pelo hinduísmo, islamismo, rastafarianismo e entre tribos indígenas asiáticas, africanas e até brasileiras. Apesar disso, pouco se sabe sobre como os adultos modernos utilizam essa planta de forma espiritual.
Para entender melhor essa relação, um estudo realizado pela Escola de Psicologia Profissional da Califórnia, EUA, apontou que dentre os 1.087 participantes da pesquisa, 66,1% relataram sentir benefícios espirituais com o uso da cannabis, enquanto apenas 5,5% a viram como um obstáculo.
Os pesquisados foram divididos em dois grupos, sendo um que conviviam com algum tipo de transtorno psicológico atrelados a problemas espirituais e outro sem nenhum distúrbio. “Os resultados sugerem que os motivos espirituais para o uso de cannabis podem ser generalizados e normalmente buscados por pessoas mais jovens”, destacou o estudo.
A análise discriminante revelou que motivações expansivas, experiência espiritual diária não-teísta, frequência de meditação e atenção plena foram os principais fatores distintivos entre os grupos que relataram benefícios espirituais com o uso de cannabis. Esses resultados indicam que as motivações espirituais para o uso da planta são comuns, contudo, os pesquisadores destacam que mais pesquisas são necessárias para explorar essa relação.