Globo Rural aborda cannabis medicinal e cânnhamo industrial em reportagem especial
Os debates sobre cannabis medicinal seguem com profundidade no Cannabis Connection 2025, em novembro, e no Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, em maio de 2026, ambos em São Paulo.
Publicada em 29/09/2025

O futuro da cannabis no Brasil será aprofundado no Cannabis Connection 2025, em novembro, e no Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, em maio de 2026, ambos realizados em São Paulo.
O programa Globo Rural, da TV Globo, trouxe neste domingo uma reportagem sobre o potencial da cannabis medicinal e do cânhamo industrial no Brasil e na América Latina. A matéria contou com a participação de membros do Comitê Científico e de palestrantes do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, que compartilharam suas visões sobre os avanços e desafios do setor.
O presidente do Instituto Ficus, Bruno Pegoraro, palestrante do módulo Agro & Tech do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM) realizado em parceria com a Embrapa, afirmou que é preciso “olhar o cânhamo não apenas como remédio, mas também para a utilização em outros fins”. Ele ressaltou, ainda, que o Brasil tem plenas condições de ser líder nesse mercado, graças ao seu potencial agrícola. O Instituto Ficus também participará da edição 2025 do Cannabis Connection trazendo um panorama geral do cânhamo como a commodity do futuro.

O empresário Marcelo Demp, palestrante do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal e expositor da Cannabis Fair com 5ª edição marcada de 21 a 23 de maio de 2026, destacou o pioneirismo do Paraguai na América do Sul. “Em feiras e exposições internacionais, meus clientes começaram a pedir a semente descascada do cânhamo como alimento proteico, com altos valores nutricionais”, afirmou.

“Quem sabe a cannabis não será uma nova soja”, afirmou a pesquisadora Daniela Bittencourt, da Embrapa, em entrevista ao repórter Filippo Mancuso, do Globo Rural.
Durante a maior feira de cannabis da América Latina, realizada em paralelo ao Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, a pesquisadora destacou pontos fundamentais para o futuro do setor.
“É preciso o envolvimento de várias frentes. Não se trata apenas de permitir o plantio de cannabis no país. Precisamos criar meios para que isso realmente se torne uma cadeia produtiva e para que o Brasil seja um grande player canábico mundial”, ressaltou Daniela que participou do módulo Vet Cannabis do CBCM 2025.

O desafio de convencer sobre os benefícios terapêuticos da planta estão sendo superados
Dr. Pedro Pierro, diretor científico e membro do Comitê Científico do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, compartilhou sua experiência e reflexões sobre o uso da cannabis medicinal.

Ele comentou sobre a surpresa ao perceber “por que algo tão antigo e eficaz havia sido negligenciado por tanto tempo” e destacou o desafio de dialogar com as famílias.
“E para convencer as pessoas? Para você falar assim para um pai: ‘Olha, seu filho tem indicação de neurocirurgia para epilepsia, mas temos ferramentas terapêuticas menos invasivas, como os canabinoides medicinais’”, explicou.
Em entrevista a Filippo Mancuso, Dr. Pierro relatou ainda uma situação que ilustra a resistência ao tema:
“Aí a pergunta: ‘Cannabis da maconha?’ Eu disse: ‘Sim’. O paciente respondeu: ‘Doutor, abra a cabeça do meu filho, mas não dê maconha para ele’.”
Os desafios em relação ao preconceito à cannabis estão sendo superados, cerca de 670 pacientes já fazem uso terapêutico dos canabinodides extraídos de planta popularmente conhecida como maconha.
A cannabis medicinal e industrial vem ganhando espaço no país, com pesquisas, regulamentações e casos clínicos que reforçam sua relevância para a saúde e para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Assistir a reportagem do Globo Rural agora: clique aqui.
Os temas apresentados no programa serão debatidos com mais profundidade nos principais eventos do setor:
Cannabis Connection 2025 – dia 6 de novembro de 2025, em São Paulo.
cannabisconnection.com.brCongresso Brasileiro da Cannabis Medicinal – em maio de 2026, também em São Paulo.
congressocannabis.com.br
Participe e esteja por dentro do futuro da cannabis no Brasil!