Globo Rural aborda cannabis medicinal e cânnhamo industrial em reportagem especial

Os debates sobre cannabis medicinal seguem com profundidade no Cannabis Connection 2025, em novembro, e no Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, em maio de 2026, ambos em São Paulo.

Publicada em 29/09/2025

Globo Rural aborda cannabis medicinal em reportagem especial

O futuro da cannabis no Brasil será aprofundado no Cannabis Connection 2025, em novembro, e no Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, em maio de 2026, ambos realizados em São Paulo.

O programa Globo Rural, da TV Globo, trouxe neste domingo uma reportagem sobre o potencial da cannabis medicinal e do cânhamo industrial no Brasil e na América Latina. A matéria contou com a participação de membros do Comitê Científico e de palestrantes do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, que compartilharam suas visões sobre os avanços e desafios do setor.

O presidente do Instituto Ficus, Bruno Pegoraro, palestrante do módulo Agro & Tech do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM) realizado em parceria com a Embrapa, afirmou que é preciso “olhar o cânhamo não apenas como remédio, mas também para a utilização em outros fins”. Ele ressaltou, ainda, que o Brasil tem plenas condições de ser líder nesse mercado, graças ao seu potencial agrícola. O Instituto Ficus também participará da edição 2025 do Cannabis Connection trazendo um panorama geral do cânhamo como a commodity do futuro. 

 

image.png

 

O empresário Marcelo Demp, palestrante do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal e expositor da Cannabis Fair com 5ª edição marcada de 21 a 23 de maio de 2026, destacou o pioneirismo do Paraguai na América do Sul. “Em feiras e exposições internacionais, meus clientes começaram a pedir a semente descascada do cânhamo como alimento proteico, com altos valores nutricionais”, afirmou.

 

Imagem do WhatsApp de 2025-09-18 à(s) 02.52.00_adefaa1f.jpg
A pesquisadora da Embrapa, Daniela Bittencourt, durante entrevista ao repórter Filippo Mancuso, do Globo Rural, na maior feira de cannabis da América Latina, paralela ao Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal.

 

“Quem sabe a cannabis não será uma nova soja”, afirmou a pesquisadora Daniela Bittencourt, da Embrapa, em entrevista ao repórter Filippo Mancuso, do Globo Rural.

Durante a maior feira de cannabis da América Latina, realizada em paralelo ao Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, a pesquisadora destacou pontos fundamentais para o futuro do setor.

“É preciso o envolvimento de várias frentes. Não se trata apenas de permitir o plantio de cannabis no país. Precisamos criar meios para que isso realmente se torne uma cadeia produtiva e para que o Brasil seja um grande player canábico mundial”, ressaltou Daniela que participou do módulo Vet Cannabis do CBCM 2025.

 

Imagem do WhatsApp de 2025-09-18 à(s) 03.03.39_ee97c802.jpg

 

 

O desafio de convencer sobre os benefícios terapêuticos da planta estão sendo superados 

 

Dr. Pedro Pierro, diretor científico e membro do Comitê Científico do Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal, compartilhou sua experiência e reflexões sobre o uso da cannabis medicinal.

 

Imagem do WhatsApp de 2025-09-18 à(s) 03.01.47_79818b04.jpg

Ele comentou sobre a surpresa ao perceber “por que algo tão antigo e eficaz havia sido negligenciado por tanto tempo” e destacou o desafio de dialogar com as famílias.

“E para convencer as pessoas? Para você falar assim para um pai: ‘Olha, seu filho tem indicação de neurocirurgia para epilepsia, mas temos ferramentas terapêuticas menos invasivas, como os canabinoides medicinais’”, explicou.

Em entrevista a Filippo Mancuso, Dr. Pierro relatou ainda uma situação que ilustra a resistência ao tema:

“Aí a pergunta: ‘Cannabis da maconha?’ Eu disse: ‘Sim’. O paciente respondeu: ‘Doutor, abra a cabeça do meu filho, mas não dê maconha para ele’.”

Os desafios em relação ao preconceito à cannabis estão sendo superados, cerca de 670 pacientes já fazem uso terapêutico dos canabinodides extraídos de planta popularmente conhecida como maconha. 

A cannabis medicinal e industrial vem ganhando espaço no país, com pesquisas, regulamentações e casos clínicos que reforçam sua relevância para a saúde e para o desenvolvimento da cadeia produtiva.  Assistir a reportagem do Globo Rural agora: clique aqui.

Os temas apresentados no programa serão debatidos com mais profundidade nos principais eventos do setor:

Participe e esteja por dentro do futuro da cannabis no Brasil!