Irani recebe Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo nesta quarta (19)

Evento gratuito debate uso da cannabis medicinal, inclusão escolar e trabalho integrado de equipes com certificação aos participantes

Publicada em 19/11/2025

Irani recebe Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo nesta quarta (19)

O debate abordará formas de fazer valer a lei que obriga a distribuição gratuita de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Imagem: Canva Pro

O município de Irani, em Santa Catarina, sedia na próxima quarta-feira (19) o Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo. O evento trará temas vitais para a população catarinense, como o uso da cannabis medicinal, a inclusão escolar e o trabalho integrado de equipes multidisciplinares.

A programação conta com especialistas renomados. O debate terá a participação do deputado Padre Pedro Baldissera (PT) e da biomédica Brunna Varela, especialista em cannabis medicinal. Também estarão presentes a neuropsicopedagoga Michelli Sabatini e o terapeuta ocupacional Fernando Calil.

 

Estrutura e apoio institucional


Realizado no Centro Multiuso, o Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo é aberto a todos os interessados. O encontro faz parte do calendário de debates promovido por Padre Pedro e conta com apoio da Escola do Legislativo da Alesc, da Apae de Irani, além da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Padre Pedro, o objetivo é unir saúde e educação. “Vamos integrar o debate do acesso ao uso medicinal da cannabis às questões do atendimento das pessoas com deficiência pelas Apaes e escolas”, explicou o deputado em nota da Alesc.

A primeira parte do Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo focará no acesso a tratamentos de saúde. O debate abordará formas de fazer valer a lei que obriga a distribuição gratuita de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina.

A legislação foi proposta, entre outros parlamentares, pelo deputado Padre Pedro. O foco é garantir que esse medicamento chegue efetivamente aos catarinenses que necessitam, ampliando a qualidade de vida dos pacientes.

 

Práticas pedagógicas e inclusão


Na sequência, o Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo tratará de habilidades e práticas inclusivas. O intuito é debater adaptações pedagógicas para melhorar o atendimento nas Apaes e na educação especializada.

Adriano De Martini, coordenador do evento, reforça a importância da capacitação. “Queremos abordar essa perspectiva da inclusão e das práticas pedagógicas para que possam ser melhoradas nas unidades escolares, nas Apaes”, afirma.

De Martini destaca ainda o benefício curricular para os presentes. “Temos buscado a participação das pessoas para que tenham um dia de conhecimento [...] e depois possam implementar essas práticas nas suas entidades ou escolas. Os presentes receberão certificado que poderão depois ter em seus currículos”, conclui.

 

Serviço


Evento: Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo; 
Local: Centro Multiuso de Irani Horário: A partir das 8h;
Data: 19 de novembro, quarta-feira;
Presenças confirmadas: Deputado Padre Pedro Baldissera (PT); biomédica Brunna Varela; neuropsicopedagoga Michelli Sabatini; e terapeuta ocupacional Fernando Calil;
Inscrições: Link para o evento.

 

Com informações de ALESC

Irani recebe Seminário Regional sobre Deficiência Intelectual e Autismo nesta quarta (19)