Mercado de tabacaria movimenta R$ 870 milhões no Brasil; parceria entre Bem Bolado e Planet Hemp reforça o potencial do segmento
Enquanto a cannabis segue ilegal, o setor de acessórios cresce e revela força econômica no país
Publicada em 29/10/2025

Mercado de tabaco de enrolar à mão no Brasil chegou a R$ 567,7 milhões em 2024, segundo dados da Kaya Mind. Imagem: Canva Pro
O mercado global de cannabis legalizada demonstra vigor econômico crescente. Nos Estados Unidos, a legalização tem se mostrado uma importante fonte de receita fiscal, gerando quase US$ 25 bilhões em arrecadação nos estados onde o uso adulto é permitido. Em locais como Ohio, as vendas de maconha já ultrapassaram a marca de US$ 3 bilhões.
Enquanto o debate sobre a legalização avança em ritmos diferentes pelo mundo, no Brasil — onde o uso adulto ainda é ilegal — o mercado de tabacaria e de acessórios para consumo, como growshops e headshops, apresenta números expressivos.
De acordo com o Anuário de Mercado: Growshops, Headshops e Marcas 2024, produzido pela consultoria Kaya Mind, o mercado de tabaco de enrolar à mão no Brasil chegou a R$ 567,7 milhões em 2024. Já o mercado de sedas, utilizadas tanto para tabaco quanto para cannabis, chegou a casa dos R$ 300 milhões no mesmo ano. Cominados, esses dois segmentos movimentam um total de R$ 869,5 milhões.

Quanto aos produtos, a variedade do ecossistema é notável. No levantamento, a empresa mapeou 999 produtos de 205 marcas em headshops (focadas na cultura canábica) e 812 produtos de 104 marcas em growshops (voltadas ao cultivo).
Quanto ao perfil dos consumidores de produtos para fumar, a maioria está entre as faixas etárias de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos. Em média, esses fumantes destinam cerca de 8% da renda mensal à compra desses produtos.
Parceria destaca o crescimento do setor

É nesse cenário de mercado de tabacaria consolidado que a marca Bem Bolado e a banda Planet Hemp anunciam uma colaboração especial. A parceria celebra os 30 anos de trajetória do grupo, marcado pelo ativismo e defesa da liberdade de expressão, e coincide com sua turnê final, “A Última Ponta”.
A collab resultou em um kit de edição limitada (2.000 unidades), vendido a R$ 199 exclusivamente no e-commerce da marca. O conjunto inclui uma case portátil, dichavador, tubeck, piteira extra large, ziplock, adesivos e sedas com acabamento holográfico — todos alinhados à estética da turnê.
Segundo Fabricio Penafiel, sócio e diretor de marketing da Bem Bolado, o lançamento simboliza a união de ideais entre a marca e a banda. “Queríamos criar algo que simbolize não só a história do Planet Hemp, mas também a mensagem de liberdade e consciência que sempre fez parte da Bem Bolado”, afirma Penafiel.
Os integrantes da banda também refletiram sobre o marco. “Para quem já sofreu tanta represália por falar o que muitos não queriam ouvir, chegar até aqui e lançar produtos ao lado de uma das maiores marcas do segmento é motivo de orgulho”, declara Marcelo D2.
Potencial econômico da cannabis no Brasil é bilionário
Se o mercado de tabacaria já movimenta centenas de milhões, o potencial econômico da cannabis, caso fosse regulamentada, é exponencialmente maior. Projeções da Kaya Mind indicam que, mesmo na ilegalidade, o mercado da planta no Brasil pode movimentar entre R$ 4 bilhões e R$ 11 bilhões por ano.
A estimativa se baseia em um consumo anual de 1.378 toneladas da substância por aproximadamente 2,8 milhões de adultos usuários regulares. Em volume, o estudo calcula o consumo de 2,4 bilhões de cigarros de maconha ao ano — o equivalente a 4.600 por minuto.



