"Como convencer a classe médica? Não é com um vendedor com uma pastinha debaixo do braço", diz Ricardo Amorim

O jornalista do CannabiZ destacou a necessidade da divulgação de informação e pesquisa para convencer a classe médica sobre os benefícios da terapia canabinoide

Publicada em 06/03/2024

capa
Compartilhe:

O jornalista Ricardo Amorim, criador do blog CannabiZ da revista Veja, abordou em uma recente participação no Deusa Cast - o podcast original Sechat -  o desafio representado pelo baixo percentual de médicos que prescrevem cannabis medicinal no Brasil. 

Em seu ponto de vista, o acesso à cannabis medicinal no Brasil será ampliado quando mais médicos passarem a prescrever os derivados da planta. "O médico é quem tem a última palavra para prescrever cannabis no Brasil", diz. 

Amorim enfatizou a importância de conscientizar a classe médica sobre os benefícios da terapia canabinoide, destacando casos em que o uso da planta melhorou a qualidade de vida dos pacientes. Ele deixou claro que essa conscientização só será possível com um trabalho de divulgação baseado em pesquisas. "Como é que se convence a classe médica? Não é com um vendedor com uma pastinha debaixo do braço; é com pesquisa e informação", enfatizou.

Ele ressaltou que, embora haja respaldo da Anvisa e envolvimento de universidades em pesquisas, o principal obstáculo ainda é o desconhecimento entre os médicos.

"Quando temos a Anvisa e universidades com centros de pesquisa atestando a eficácia dos produtos à base de cannabis, começamos a abrir a porta que talvez seja a mais fechada, não por preconceito, mas muito mais por desconhecimento: os médicos", afirmou Amorim.

Veja o vídeo: