Rick Doblin, o nome mais importante do campo psicodélico atual, revela visão para o futuro da saúde mental em entrevista exclusiva ao Instituto Alma Viva
O empresário compartilhou sua visão sobre o futuro da medicina psicodélica e os avanços recentes em sua pesquisa de quase quatro décadas
Publicada em 20/05/2024
Foto: Arquivo Pessoal MAPS
Em uma entrevista exclusiva ao Instituto Alma Viva, Rick Doblin, presidente da Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS), compartilhou sua visão sobre o futuro da medicina psicodélica e os avanços recentes em sua pesquisa de quase quatro décadas. Recentemente nomeado pela revista TIME como uma das 100 Pessoas Mais Influentes na Saúde em 2024, Doblin tem sido uma figura central na compreensão e aplicação terapêutica de substâncias psicodélicas.
Graduado em psicologia pelo New College of Florida em 1987, Doblin iniciou sua jornada de pesquisa com uma tese de graduação que continuou o legado do clássico Experimento da Sexta-Feira Santa, explorando o potencial das substâncias psicodélicas para catalisar experiências religiosas. Além disso, ele conduziu um estudo de acompanhamento de 34 anos do Experimento da Prisão Concord, originalmente liderado por Timothy Leary.
Co-fundador do Earth Metabolic Design Laboratories em 1984 e da MAPS em 1986, Doblin tem trabalhado incansavelmente para tornar o MDMA um medicamento aprovado pela FDA para tratamento do Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), através da psicoterapia assistida. Após quase quatro décadas de esforços, espera-se que este objetivo seja alcançado em agosto deste ano.
Durante a entrevista, entre outros assuntos envolvendo a psicoterapia e a saúde mental, Doblin compartilhou sua crença de que até 2070 o mundo poderá ser livre de traumas, o que ele chama de “Net Zero Trauma”. Seus esforços têm sido fundamentais para a crescente compreensão do potencial terapêutico dessas substâncias em centros médicos de renome mundial.
Conduzida pelo Instituto Alma Viva, a conversa ofereceu uma visão esclarecedora e inspiradora sobre o trabalho de Rick Doblin e seus objetivos para o futuro da saúde mental de tanta gente que precisa ao redor do mundo.