Quase 85% dos usuários de cannabis dirigem no mesmo dia do consumo
Estudo norte-americano destaca preocupações sobre comportamentos de direção entre consumidores de cannabis e os riscos associados
Publicada em 25/03/2025

Imagem: Canva Pro
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 2.000 usuários de cannabis em oito estados mostrou que 84,8% dos consumidores dirigem no mesmo dia em que utilizam a substância. Esse número cai para 78,4% nos estados onde a planta é legalizada. O estudo destaca os riscos potenciais de acidentes de trânsito relacionados ao uso da cannabis.
A pesquisa, conduzida pela organização sem fins lucrativos AAA Foundation for Traffic Safety, classificou os participantes em diferentes níveis de risco, considerando o intervalo entre o consumo e a direção. Entre os estados analisados estavam Michigan e Oregon, onde a cannabis é totalmente legalizada, e Texas e Carolina do Sul, onde a planta é ilegal para qualquer uso.
Impacto do consumo de cannabis na direção
A cannabis é atualmente uma substância psicotrópica mais consumida nos Estados Unidos, superando o uso de álcool em 2022. Assim como outras substâncias, as evidências sugerem que dirigir sob a influência da cannabis aumenta o risco de acidentes, ferimentos e até fatalidades.
A pesquisa revelou que 19% dos usuários acreditam que sua habilidade ao volante piora após o consumo de cannabis. No entanto, 46,9% acham que dirigem da mesma forma, enquanto 14,7% dizem uma leve melhoria e 19,4% acreditam que sua direção melhorou muito após o uso.
Apenas 29,2% dos entrevistados acreditam que um policial seria capaz de detectar a influência da cannabis, enquanto 46,7% acham que isso não seria possível. Outros 24,1% não tinham certeza sobre a capacidade de detecção pelas autoridades.
Classificação por nível de risco
Com base no tempo entre o consumo e a direção, os entrevistados foram classificados em quatro categorias de risco:
- Risco Ultra-Alto: Consumiram cannabis até uma hora antes de dirigir (53% dos entrevistados).
- Alto Risco: Consumiram de 2 a 3 horas antes de dirigir (20%).
- Risco Médio: Consumiram 4 horas ou mais, mas ainda no mesmo dia (12%).
- Baixo Risco: Consumiram, mas não dirigiram até o dia seguinte, após uma noite de sono (15%).
A cannabis aumenta o risco de acidentes?
Um estudo publicado no American Journal of Public Health em 2021 mostrou que as fatalidades relacionadas ao uso de cannabis aumentaram de 9% em 2000 para 21,5% em 2018, enquanto as mortes associadas ao álcool tiveram resultados. Contudo, uma análise mais recente, publicada em 2024 no Accident Analysis and Prevention , revelou que a cannabis sozinha não foi associada a um maior risco de colisões, ao contrário do álcool e da combinação entre álcool e cannabis, que aumenta significativamente as chances de acidentes.
Um dos desafios na avaliação de acidentes envolvendo cannabis é que alguns estados não realizam testes adequados para detectar comprometimento por uso recente. Os exames de sangue nem sempre conseguem determinar se a cannabis foi consumida horas ou dias antes, dificultando a medição precisa do comprometimento no momento do acidente. Pensando nisso, duas empresa estão desenvolvendo um "bafômetro" para detectar cannabis pelo hálito.
Percepção sobre a legalidade da cannabis
Outro dado relevante da pesquisa é a percepção dos usuários sobre a legalidade da cannabis em seus estados. Nos estados onde a planta é totalmente legalizada, mais de 90% dos entrevistados responderam corretamente o status legal. No entanto, em estados onde a cannabis é legal apenas para fins medicinais, 38,4% dos entrevistados consideraram, incorretamente, que seu uso recreativo também era permitido. Nos estados onde a cannabis é totalmente proibida, 16,8% dos participantes acreditavam que o uso recreativo era legal.