"Se o segmento da cannabis entrar nesse 'movimento', o futuro será promissor", diz Daniel Papa
Diretor de empreendedorismo do MEMP fala sobre empreendedorismo no Brasil, novo programa NIB e avanços da cannabis medicinal
Publicada em 24/09/2024
Imagem: Arquivo Sechat
“A bola da vez é o Brasil”, afirma Daniel Papa, diretor de empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), ao abordar o cenário global do empreendedorismo.
"Temos fatores ambientais únicos, como a economia verde e os recursos renováveis sem dependência de combustíveis fósseis, exclusivos do nosso país. Se o segmento da cannabis entrar nesse 'movimento', o futuro será promissor. Os próximos cinco anos serão muito produtivos", complementa Papa, durante entrevista no 18º episódio de Deusa Cast.
Segundo o diretor do MEMP, em Brasília, o programa Nova Indústria Brasil (NIB) tem se dedicado à discussão. O NIB busca contribuir para a indústria nacional até 2033, com foco em sustentabilidade e inovação. Entre as metas, estão o fortalecimento das cadeias alimentares e da segurança alimentar, a ampliação da produção de medicamentos para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da indústria verde.
“Podemos ser mais progressistas, quebrar paradigmas, e a ciência precisa ser a ferramenta que nos impulsione nesse avanço”, pontua Papa.
Avanços medicinais
De acordo com Daniel, São Paulo é um exemplo de sucesso na distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo SUS, inspirando outros estados. Recentemente, Mato Grosso do Sul aderiu à lista de estados que aprovaram leis sobre o tema.
Sobre as decisões em âmbito federal, Papa destaca a importância de discutir a pauta no Senado e no Congresso, afirmando que essa abordagem é mais democrática. "O que vejo é um governo empenhado em fornecer subsídios e elevar o debate para um campo técnico. Já é um grande avanço; no governo anterior, nem tivemos espaço para discutir. Este é o momento de revisitar o tema", conclui.
Ouça o episódio completo: