<strong>Saiba quais são as 8 plantas que podem ajudar na ansiedade</strong>
A fitoterapia tem ajudado a prevenir e tratar quadros leves e moderados
Publicada em 10/05/2023
A pandemia inegavelmente mudou a vida de todos.Situações que potencializaram as incertezas e o medo. Paralelo a isso, outros fatores estressantes, como incertezas econômicas, políticas, sociais, entre outros, agravam queixas como a ansiedade, um dos problemas mentais mais frequentes no mundo.
A fitoterapia tem se difundido para combatê-la, principalmente nos últimos anos, ou seja, o uso de determinadas plantas para prevenir e tratar quadros leves e moderados.
Por conta dos ingredientes ativos, algumas plantas têm a capacidade de nos acalmar e aumentar a resistência natural do nosso corpo ao estresse. Mas seu uso também pode causar efeitos colaterais e interações com certos medicamentos, por isso devemos ter cuidado porque, embora sejam naturais, não são isentos de riscos.
Conheça 8 plantas mais utilizadas para a ansiedade:
Maracujá (Passiflora incarnata )
Também conhecida como passiflora ou maracujá, destaca-se por proporcionar um efeito sedativo que ajuda a adormecer, pelo que é especialmente eficaz em caso de insônia ou ansiedade.
Foi utilizado durante muito tempo na Europa como remédio natural para a ansiedade, graças à presença de flavonoides e da flavona crisina. É, portanto, eficaz na redução da ansiedade. Tem um sabor doce e suave, por isso pode ser misturado com outras ervas como a camomila. É ideal tomar durante o dia, mas sempre em pequenas doses e com um uso não muito prolongado ao longo do tempo.
Tília (Tilia sp.)
É um dos remédios naturais mais utilizados para relaxar os nervos, graças ao seu efeito relaxante no sistema nervoso. Também nos ajuda a acalmar dores de cabeça e dores digestivas causadas pelo estresse. Tudo isso sem esquecer que, além disso, é um pouco diurético, o que nos ajuda na retenção de líquidos.
Valeriana (Valeriana officinalis)
É, juntamente com a flor de maracujá, uma das ervas mais utilizadas com efeitos calmantes graças à sua ação sedativa sobre o sistema nervoso central, o que ajuda a prevenir distúrbios do sono. É ansiolítico, calmante e, portanto, promove o sono. É usado principalmente como calmante leve em casos de nervosismo, insônia e estados de ansiedade.
Vários estudos, como esta meta-análise, mostram que a raiz de valeriana tem efeitos hipnóticos e sedativos, o que pode ajudar a prevenir a insônia leve a moderada. Também possui propriedades relaxantes musculares naturais, ajudando a reduzir a tensão e o estresse.
De ação prolongada, é interessante para aquelas pessoas que acordam à noite. Mas deve-se notar que doses excessivas causam dor de cabeça e outros efeitos que indicam desequilíbrios no sistema nervoso.
Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Esta planta medicinal aromática caracteriza-se pelos seus princípios sedativos e é utilizada sobretudo para tratar problemas nervosos. Mas também tem um efeito calmante no trato gastrointestinal graças aos seus óleos essenciais.
Ashwagandha
Esta erva tem sido usada há mais de 3.000 anos para tratar ansiedade, estresse e insônia. As raízes e folhas de Ashwagandha , também conhecida como cereja de inverno, são insípidas, por isso é aconselhável misturar esta erva com outras como a lavanda. É contra-indicado, por outro lado, para mulheres grávidas ou lactantes, bem como para pessoas que tomam ansiolíticos.
Lúpulo (Humulus lupulus)
É um dos ingredientes essenciais da cerveja. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou o uso tradicional desta planta como tranquilizante para aliviar os sintomas de stress mental. E é que seus frutos contêm um óleo essencial com terpenos e ésteres. O lúpulo é hipotônico e calmante.
Camomila (Chamaemelum nobile)
Esta bebida doce, embora não seja uma erva focada na ansiedade em si, é interessante por seus efeitos calmantes nos distúrbios digestivos causados pela ansiedade.
Lavanda (Lavandula angustifolia)
A lavanda também é uma erva notável que, usada como infusão (e também em banhos e óleos de lavanda), pode nos ajudar a acalmar o estresse. Sua natureza calmante tem a capacidade de também tratar sintomas de ansiedade, insônia e depressão.
Com informações do El Planteo