Start-up brasileira mira em solução para disfunção sexual
Pesquisa da UFRGS diz que 45% das mulheres acima de 18 anos apresentam algum problema na saúde íntima
Publicada em 05/01/2024
Um recente estudo conduzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina, mostra um recorte preocupante sobre disfunção sexual em mulheres acima de 18 anos. Os resultados indicam que até 45% dessas mulheres apresentam algum tipo de queixa relacionada à sua saúde sexual.
A pesquisa, que envolveu cerca de quatro mil mulheres adultas voluntárias, concentrou-se na experiência dessas mulheres ao procurar ajuda para seus problemas sexuais durante consultas médicas. Os dados revelaram que 77% das participantes relataram baixo desejo ou interesse em atividade sexual, 62% enfrentaram baixa excitação, e 56% mencionaram dificuldade ou incapacidade de atingir o orgasmo.
E foi para mudar este cenário que um grupo de empreendedores decidiu criar um negócio focado na saúde íntima. Um dos sócios, o biólogo e professor acadêmico Thales Trez, decidiu elaborar uma fórmula que ajudasse a reduzir o desconforto que ele e sua companheira enfrentavam durante a prática sexual. Foram anos de muitas dores na hora H até que, após consultar diversos estudos que apontavam a eficácia da Cannabis na pele e mucosas, Trez desenvolveu uma fórmula com extratos de cannabis e botânicos da biodiversidade brasileira. Após o uso da receita, o efeito foi muito positivo em ambos. Além do alívio das dores, o casal percebeu aumento significativo no prazer sentido durante as relações.
Foi então que ele se uniu a outros colegas para transformar a ideia em negócio e melhorar a saúde íntima das pessoas. Assim nasceu a Sensativa, uma start-up de bem-estar íntimo a partir de extratos canábicos e botânicos brasileiros. Lara Toledo, cofundadora e CMO da empresa, afirma que a o prazer é peça fundamental para a saúde, "e vice-versa".
Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal
O principal congresso da América Latina de caráter científico e profissional, que busca trazer inovação e avanços relacionados à utilização medicinal da cannabis.
“Acreditamos no cuidado íntimo como ferramenta para o prazer e a saúde, capaz de promover maior qualidade de vida ao reduzir os sintomas e impactos de disfunções sexuais. Ajudamos as pessoas a terem vidas sexuais mais saudáveis e prazerosas, elevando seu bem-estar e auto-estima”, explica.
Em 2022, a star-up Sensativa foi selecionada no processo seletivo de aceleração do The Green Hub e passou a fazer parte do portfólio da aceleradora. Após a entrada de um investidor anjo no mesmo ano, a empresa iniciou a fase de validação nos mercados estadunidense e brasileiro. A empresa aposta em um óleo íntimo que, além de ser um estimulante sexual de ação tópica, traz em sua composição botânica substâncias como Cannabis, Murumuru e Copaíba: benefícios hidratantes, analgésicos e anti-inflamatórios. "O último ano foi dedicado à abertura da empresa nos EUA e Brasil, produção do primeiro lote de produtos, homologação da marca e produto junto à Anvisa e início das vendas em dezembro de 2023", conta.
Embora seja um mercado promissor, o setor ainda enfrenta muitas barreiras, principalmente em relação a falta de aceitação da maior parcela da população por causa do preconceito e falta de informação em relação à planta. Apesar desses obstáculos, Lara está otimista e se prepara para alcançar mais consumidores. " A Sensativa já colhe feedbacks positivos de quem testou o produto e aprovou o resultado. A empresa agora se prepara para uma nova captação anjo, com foco em marketing e escalonamento das vendas", conclui.