Bolsonaro indica Barra Torres para presidência da Anvisa

Com fim do mandato de Willian Dib, militar alinhado com o governo será o próximo chefe da agência após aprovação do Senado

Publicada em 09/01/2020

capa
Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou nesta quarta-feira (08), para apreciação do Senado Federal, o nome do diretor da Anvisa Antônio Barra Torres para exercer o cargo de presidente da agência. A vaga está aberta após o fim do mandato de William Dib.

Barra Torres assumiu uma das cinco diretorias da Anvisa durante o processo de regulamentação da Cannabis medicinal pelo órgão. Médico e contra-almirante, ele votou a favor da resolução sobre a venda de produtos à base da planta no Brasil, mas contra o plantio.

Bolsonaro também enviou ao Senado a indicação do farmacêutico Marcus Aurélio Miranda de Araújo para exercer um dos cinco cargos de diretores. Ele deverá assumir a cadeira do ex-diretor Renato Porto, que renunciou ao cargo às vésperas da votação das resoluções sobre a maconha medicinal.

Araújo é formado em Ciências Farmacêuticas e mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília. É especialista em Vigilância Sanitária pela FioCruz e em Economia da Saúde pela USP.

Atualmente exerce o cargo de chefe de gabinete da Presidência da Anvisa, cumulando as funções de Gerente-geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.

A Anvisa é dirigida por uma Diretoria Colegiada composta por cinco integrantes. Por lei, os mandatos têm duração de três anos, podendo haver uma recondução. Dentre os cinco, um é designado por decreto presidencial para exercer o posto de diretor-presidente. As decisões são tomadas em sistema de colegiado, por maioria simples.