Comissão de Agricultura da Câmara faz audiência sobre cannabis nesta quarta

Foram convidados os ministros da Saúde e da Cidadania, além de representantes de empresas brasileiras; com 247 deputados, bancada ruralista é a mais poderosa do Congresso Nacional

Publicada em 15/11/2019

capa

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza na próxima quarta-feira (20), uma audiência pública com o tema "Liberação do plantio da Cannabis para fins medicinais." O requerimento (150/19) é de autoria do Deputado Fausto Pinato (PP/SP), presidente da comissão.

Foram confirmadas as presenças de: Luiz Antônio Corrêa Luccherse, membro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Dra Carolina Nocetti, da empresa Indeov - Cannabis Medicinal; Roberto Fontes Vieira, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e José Bacellar, presidente da Verdemed.

Também foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Anvisa e da Polícia Federal, além dos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Cidadania, Osmar Terra. Estes ainda não confirmaram sua presença.

Com 247 deputados e 38 senadores, a bancada ruralista é a mais poderosa do Congresso Nacional. A audiência sobre a cannabis será realizada no Anexo II do Plenário 06 da Câmara, às 10h.

O autor do requerimento, Fausto Pinato (PP-SP) ressaltou que o setor não pode mais se “furtar desse debate”. Segundo ele, é necessário entender que, caso seja aprovada a comercialização, a agricultura tem tudo a ver com o assunto.

“Estou vendo muito se falar de comercialização, mas esqueceram que a cannabis não dá no céu, dá na terra. E se for o caso de ter ou não essa liberação, eu acho que é um debate importante para trazer um protagonismo a essa Comissão”.

Na justificativa da proposição, o deputado destacou que a Anvisa já liberou, em 2017, o uso do medicamento fabricado no exterior a partir de extrato de cannabis, o Mevatyl, que é usado no tratamento da esclerose múltipla e custa em torno de R$ 2,8 mil. O medicamento ficou com o estoque esgotado nas farmácias após decisões judiciais ampliarem o uso do produto.

A Câmara dos Deputados também possui comissão especial destinada a dar parecer a um projeto de lei que libera a venda de medicamentos à base de cannabis no Brasil. A próxima reunião do grupo será um dia antes da audiência pública da Comissão de Agricultura, terça, dia 19. para esta reunião, foram convidados representantes de associações de pacientes.

Comissão de Agricultura da Câmara faz audiência sobre cannabis nesta quarta