Estudo aponta que óleo de cânhamo é eficaz contra dores neuropáticas crônicas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Traduzido do site The Universty of New Mexico

Os pesquisadores examinam a eficácia do consumo de óleo de cânhamo extraído de toda a planta de Cannabis usando um modelo animal de dor neuropática crônica.

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Novo México mostrou que o óleo de cânhamo reduziu em 10 vezes a sensibilidade à dor durante várias horas em ratos com dor neuropática pós-operatória crónica.

“As plantas de Cannabis com baixo THC ainda são psicoativas, mas tendem a resultar em experiências menos psicodélicas, ao mesmo tempo em que oferecem alívio profundo e muitas vezes imediato de sintomas como dor, ansiedade e depressão”, diz o co-pesquisador Jacob Miguel Vigil, professor associado do Departamento de Psicologia da UNM.

Usando um modelo de dor neuropática crônica que expõe camundongos à dor neuropática pós-operatória equivalente a vários anos de dor crônica em pacientes clínicos humanos, os pesquisadores foram capazes de examinar como o óleo de cânhamo influencia a sensibilidade momentânea da dor à região afetada. Por várias horas após o consumo de Cannabis, os camundongos demonstraram alívio eficaz da dor, aproximando-se da sensibilidade à dor mecânica de camundongos que não foram submetidos à operação cirúrgica.

“Nosso laboratório utiliza um modelo único de lesão nervosa que imita a dor neuropática humana que permitiu a demonstração da reversão do comportamento relacionado à dor pelo cânhamo”, disse uma das principais pesquisadoras, a médica Karin N. Westlund, do Departamento de Anestesiologia, em seu artigo intitulado “A Eficácia terapêutica do óleo de cânhamo com espectro total usando um modelo de dor neuropática crônica”, publicado na revista Life.

Os estudos em animais podem ser superiores aos ensaios clínicos, porque evitam os vieses humanos e os efeitos das expectativas ou reações perceptivas e cognitivas ao entrar em experimentos temáticos sobre a maconha. Vários estudos que medem os efeitos da Cannabis em humanos observam pacientes relatando experiências psicodélicas, independentemente de terem recebido ou não o agente ativo da Cannabis, também conhecido como ‘efeito placebo’.

O estudo examinou a eficácia do óleo de cânhamo “LyFeBaak”, produzido pela Organic-Energetic Solutions, disponível para compra legal no Novo México desde 2019. “Cultivamos cânhamo otimizado para potencializar a máxima saúde e vitalidade das plantas por meio de técnicas de hipermineralização, em vez de meramente plantas cultivadas em um estado de luta ou fuga, que infelizmente é comum na indústria da cannabis. Essas técnicas nos permitiram produzir produtos de cânhamo que os pacientes juram ser eficazes no tratamento de dezenas de condições de saúde mental e física. As novas mudanças nas leis do cânhamo estão agora nos permitindo testar essas alegações ”, acrescenta o co-autor e produtor de cânhamo, Anthony L. Ortiz.

“As plantas de cânhamo contêm numerosos constituintes terapêuticos que provavelmente contribuem para as respostas analgésicas, incluindo terpenos e flavonoides, que, em teoria, trabalham juntos como membros de uma sinfonia, frequentemente descrita como o efeito de comitiva”, diz o pesquisador Jegason P. Diviant.

Várias investigações clínicas mostraram que medicamentos com base em similares sintéticos da Cannabis e compostos isolados tendem a oferecer menor alívio dos sintomas relatados e um maior número de efeitos colaterais negativos em comparação com a planta inteira ou extratos à base de plantas e flores de cannabis full-spectrum.

Os autores advertem que existem poucos estudos sobre o uso a longo prazo de óleo de cânhamo, devido principalmente as leis federais históricas de proibição nos EUA.

“No entanto, este é um momento extremamente empolgante para as descobertas médicas modernas, porque o cidadão comum agora tem acesso legal a um medicamento completamente natural e eficaz que pode ser produzido de maneira fácil e barata, simplesmente colocando uma semente no chão e cuidando dela como faria com qualquer outra parte importante da sua vida ”, diz Vigil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES
ASSINE NOSSA NEWSLETTER