Cannabis é debatida na 93ª Semana do Fazendeiro em Viçosa/MG
Um dos mais antigos e tradicionais eventos do país, organizado pela UFV, aborda pela primeira vez o uso agrícola da cannabis
Publicada em 27/06/2023

Por João R. Negromonte
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), em conjunto com as demais Pró-Reitorias da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, anuncia a 93ª edição da Semana do Fazendeiro, tradicional evento marcado, que será realizado nos dias 22 a 28 de julho de 2023.
A novidade deste ano será ocurso sobre o uso da cannabis na agricultura, que pela primeira vez fará parte da programação do ciclo de palestras. Com o tema "Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura", o evento promete ser memorável e provocador, trazendo à tona questões cruciais para o setor.
Cannabis em foco
Sergio Rocha, diretor-executivo e sócio-fundador da ADWA Cannabis, startup focada no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas voltadas para a cadeia produtiva da planta, que atua dentro da UFV, explica que serão ministrados conteúdos teóricos e práticos sobre a cannabis enquanto cultura agrícola, técnicas de manejo de adubação, propagação vegetativa (clonagem) e manejo integrado de pragas.

“Através do curso será possível ter contato com os conteúdos gerais que envolvem o cultivo da planta, para fins medicinais e industriais, sendo de grande valor para os profissionais que atuam ou desejam atuar na área já que serão abordados detalhes técnicos práticos de grande valor no dia a dia de um cultivo comercial”, destaca.
Rocha explica ainda, que o pioneirismo na Semana do Fazendeiro, fomenta não somente a geração de lucro de um novo mercado, mas também o comprometimento com a soberania econômica, a sustentabilidade do agronegócio e o desenvolvimento social do país.
“Enxergamos a cannabis como uma cultura agrícola capaz de gerar impacto positivo em diversos segmentos e o Brasil como uma futura potência nesse mercado. Por isso, este curso é um marco por ser realizado em um dos mais tradicionais eventos agropecuários do país, e que conta com grande participação de produtores rurais, inclusive da agricultura familiar, que poderão ter contato com as plantas e técnicas de produção”, conclui o pesquisador.
Um olhar para futuro
Com o intuito de aliar a celebração da Semana do Fazendeiro à questão premente das mudanças climáticas, a 24ª edição do Programa Carbono Zero virá em 2023 para quantificar, neutralizar e propor medidas de redução das emissões de gases do efeito estufa oriundas do evento. Além disso, o Programa Lixo Zero, que já tem um histórico de sucesso na destinação de mais de 90% dos resíduos gerados da Semana do Fazendeiro de aterros sanitários, encaminha-os para reciclagem, compostagem e reuso. Os dois programas fazem parte da programação da Semana do Fazendeiro.
Informações sobre o curso de cannabis:
A primeira parte do curso irá contar com uma exposição teórica sobre o assunto para embasar as atividades práticas que serão desenvolvidas em três eixos: adubação, clonagem e manejo integrado de pragas.
O curso será ministrado por colaboradores da empresa ADWA Cannabis que realizam pós graduação nos programas de Fitotecnia, Fisiologia Vegetal e Ciência Florestal da universidade.

O curso será coordenado pelo professor Ricardo Santos, chefe do Departamento de Agronomia e mediador da parceria entre a UFV e a ADWA, que viabilizou, desde 2020, o primeiro cultivo de cannabis do país dentro de uma universidade.
Serviço
Tema: Cannabis Sativa: Cultivo e biotecnologia
Conteúdo: Instruir sobre a emergente cultura da cannabis sativa. O curso é composto de explanação teórica seguida de práticas, baseadas em bibliografias científicas abordando aspectos de experimentação, manejo e cultivo.
Número do curso: 11
Carga horária: 2 aulas teóricas e 2 práticas
Coordenação: Ricardo Henrique Silva Santos
Número de vagas: 20
Confira a programação completa aqui: