Empresário prospera no ramo dos cogumelos após legalização do mercado, no Colorado
Empresário local cede entrevista sobre a origem de sua ideia para a empresa, os desafios legais que enfrentou para lançá-la e o feedback recebido dos clientes.
Publicada em 17/08/2024
Imagem: Banco de Fotos
Zach Dorsett lançou a Wonderbags em novembro de 2022, logo após a aprovação da Lei de Saúde e Medicina Natural do Colorado, Estados Unidos. Após passar o primeiro ano aperfeiçoando um substrato de micélio que pudesse ser pré-colonizado em sacos de cultivo e enviado com sucesso pelo correio, Dorsett construiu uma base de clientes crescente e lucrativa.
Confira a seguir uma entrevista sobre a origem de sua ideia para a empresa, os desafios legais que enfrentou para lançá-la e o feedback recebido dos clientes.
O que o inspirou a começar um negócio de kits de cultivo de cogumelos?
"Trabalhei no setor de saúde e fitness durante a maior parte da minha carreira. Cerca de seis anos atrás, comecei uma empresa de cânhamo e cannabis, atuando no desenvolvimento e fabricação de produtos. Depois, tive uma experiência transformadora com a medicina psicodélica e percebi seu enorme potencial de cura. Quando Denver descriminalizou os cogumelos psilocibinos em 2019, eu queria me envolver de alguma forma. Tinha amigos no setor e comecei a procurar maneiras de agregar valor.
Inicialmente, pensei em cultivar cogumelos eu mesmo. Encomendei vários kits de cultivo 'faça você mesmo', onde você inocula esporos em casa. Estava empolgado, mas tive muita dificuldade em obter sucesso, descobrindo que a maioria desses kits tem uma taxa de falha de 80%. Conversando com um amigo que cultiva cogumelos culinários para a Whole Foods Market e restaurantes, ele me explicou como pré-coloniza seus sacos e os envia aos clientes. Pensei: 'Por que ninguém faz isso com outros tipos de cogumelos?'
Claro, o primeiro obstáculo são as leis federais que regulamentam esses produtos. Existe a Lei Federal de Substâncias Controladas, que proíbe a produção de qualquer substância da Tabela 1. No caso da psilocibina, apenas os cogumelos em si são ilegais, não os esporos ou o micélio. Mas há a Seção 86e do Título 21 do Código dos EUA, que classifica qualquer coisa vendida com o propósito de produzir uma substância da Tabela 1 como 'parafernália de drogas' e, portanto, ilegal."
Como você superou esse desafio?
"Conversei com meu advogado sobre maneiras de vender sacos pré-colonizados e ainda cumprir as leis federais. Decidimos oferecer um produto apenas para pesquisa, e é assim que o comercializamos. O único propósito verdadeiro dos nossos kits – o único permitido – é observá-los sob um microscópio e estudar o micélio e sua estrutura.
Para garantir a conformidade com a Lei de Substâncias Controladas, testamos nossos kits com terceiros para assegurar que não contêm psilocibina detectável. Depois, enviamos ao cliente, e o que ele fizer com o kit depois disso é responsabilidade dele. Não autorizamos nem incentivamos o uso para cultivo. Seguimos essas duas regras rigorosamente. Acredito muito na pesquisa microscópica do micélio, e nosso produto, micélio pré-colonizado dentro de um saco transparente, tem vantagens legítimas sobre outros kits de cultivo. Assim, os clientes têm um método mais fácil de estudar essas formas de vida."
Qual é a taxa de falha dos sacos pré-colonizados?
"Com base no feedback dos clientes, nossas bolsas têm sucesso em mais de 95% das vezes. Isso se deve ao nosso substrato atual de fibra de coco, que é extremamente limpo. Usamos apenas ingredientes certificados pelo OMRI (Organic Materials Review Institute), como minerais, vermiculita, carvão ativado, etc. No início, experimentamos vários substratos diferentes, e no ano passado tentamos um substrato de qualidade alimentar à base de esterco, o que foi desafiador. Observamos uma queda no desempenho, chegando a algo em torno de 80%. Mas mesmo nossos lotes mais problemáticos ainda superaram significativamente outros tipos de kits de cultivo injetáveis. A grande vantagem de um kit totalmente colonizado é que ele é muito mais resistente.
Além disso, oferecemos uma garantia de 100% de satisfação. Se alguém não estiver satisfeito com nosso produto por qualquer motivo, estamos sempre dispostos a oferecer uma substituição ou reembolso."
Vocês vendem uma variedade de micélios para cogumelos culinários, gourmet e cubensis. Para os clientes que vão além da pesquisa e realmente cultivam cogumelos, quantas colheitas os kits normalmente produzem?
"Sempre dizemos aos clientes para esperar de duas a três colheitas, e é com base nisso que calculamos as expectativas de rendimento. É possível obter muito mais; um cliente relatou um recorde de nove colheitas em um kit, o que é incrível. Mas ele mora em uma ótima área para cogumelos, é muito detalhista e apaixonado pela medicina. Conversamos frequentemente, compartilhando dicas e feedback. Adoro esse tipo de interação; ela nos permite ter mais sucesso no trabalho que fazemos."
Você está no mercado há cerca de um ano e meio. Como estão os negócios? A empresa é lucrativa?
"A cada mês arrecadamos mais do que gastamos, então, sim, somos lucrativos. Mas estamos reinvestindo tudo no crescimento. Não pagamos a ninguém na equipe menos de US$ 25 por hora, o que é importante para mim, pois acredito em um salário digno. Também realizamos ações comunitárias que apoiam nossos valores como empresa. No entanto, atualmente não recebo salário; obtenho minha renda de outros trabalhos. Faço isso porque estou muito empolgado e apaixonado por essa área. Vender suprimentos de micologia não é uma indústria grande; é um nicho pequeno. Mas, para mim, trabalhar nisso é extremamente gratificante."
Texto originalmente publicado em MjBizDaily