Legalização da cannabis nos EUA: isso leva a um uso mais difícil de drogas?
Há um forte desacordo entre os candidatos democratas à Presidência dos EUA sobre a legalização da maconha e isso tem sido um ponto de inflamação nos debates na televisão
Publicada em 25/11/2019

Joe Biden, atualmente o principal candidato na corrida, quer mais evidências sobre se o uso da cannabis poderia funcionar como uma "porta de entrada" para o uso de drogas mais pesadas antes de ser legalizado nos EUA.
"Não há evidências suficientes sobre se a maconha é ou não uma droga de passagem", diz Joe Biden, candidato presidencial democrata nos EUA
"Antes de legalizá-lo nacionalmente", disse Biden, "quero ter certeza de que sabemos muito mais sobre a ciência por trás disso".
Mas outros democratas, como Cory Booker e Kamala Harris, atacaram essa abordagem, dizendo que as evidências são claras e que o uso de maconha deve ser legalizado.
"Sejamos claros: a maconha não é uma droga de passagem e deve ser legalizada", afirma Kamala Harris, Senadora democrata dos EUA
O senador Booker, que apóia a legalização, brincou que achava que Biden "poderia ter sido alto" quando disse que se opunha à legalização. O senador Harris disse: "Sejamos claros; a maconha não é uma droga de passagem e deve ser legalizada".
Outros democratas seniores, como Bernie Sanders e Elizabeth Warren, também dizem apoiar a legalização.
Pesquisas realizadas pelo Pew Research Center mostram que o apoio público à legalização aumentou constantemente na última década, com dois terços dos americanos agora apoiando.
O que a ciência diz?
Cerca de 33 estados legalizaram a maconha medicinal, enquanto 11 estados e Washington DC também legalizaram o uso recreativo. Mas o uso de cannabis permanece ilegal no nível federal.
Então, existem evidências de que a legalização da maconha poderia levar ao uso de substâncias mais perigosas?Image captionCannabis recreativo é legal em 11 estados dos EUA
O próprio Instituto Nacional de Abuso de Drogas do governo dos EUA afirma que "algumas pesquisas sugerem que o uso de maconha provavelmente precederá o uso de outras substâncias lícitas e ilícitas". Ele cita experimentos em animais que mostram maior capacidade de resposta a outros medicamentos após serem expostos a substâncias que contêm cannabis.
No entanto, acrescenta que a maconha não é única - o álcool e a nicotina têm um efeito semelhante. E afirma que a maioria das pessoas que usam maconha não usa outras substâncias "mais duras"
Denise Kandel, da Escola de Saúde Pública Mailman, em Nova York, diz que pesquisas em animais mostram mudanças na maneira como o cérebro responde à cocaína após a exposição ao álcool, nicotina ou maconha.
Ela também diz: "Você nunca consegue estabelecer uma conexão clara entre o uso de maconha e o uso de outras drogas, porque existem muitos outros fatores que você não pode controlar na pesquisa".
Um artigo publicado recentemente pelo American Journal of Drug and Alcohol Abuse diz: "As evidências do impacto da liberalização da cannabis no uso de outras substâncias são inconclusivas. Temos poucas evidências de como o uso de álcool ou tabaco foi afetado".
O que aconteceu nos estados que legalizaram?
Há evidências de que, nos estados onde a maconha foi legalizada, o uso da droga entre os adolescentes diminuiu - ou permaneceu o mesmo. Além de pesquisas indicando que, entre adultos de 26 anos ou mais, a legalização leva a mais e não a menos consumo de maconha.
Também surgiram evidências que vinculam o uso regular de cepas mais fortes de maconha a um risco aumentado de problemas de saúde mental, principalmente entre os jovens.
Washington, Oregon, Alasca e Colorado legalizaram entre 2014 e 2016, entre os primeiros estados dos EUA a fazê-lo. Eles mostram alguma tendência específica para o uso de drogas mais duras?
Óbitos por opióides por 100.000 habitantes
As autoridades dos EUA coletam dados para mortes por overdose de drogas e, entre 2013 e 2017, 35 estados tiveram aumentos significativos nas mortes nesse período. O Alasca está entre eles, mas Washington, Colorado e Oregon não .
A maioria dessas overdoses fatais deve-se a opióides - excluindo a metadona. Além do Alasca, as mortes por opióides no Colorado, Washington e Oregon não aumentaram significativamente entre 2013 e 2016, o último ano para o qual existem dados disponíveis.
Uso de cocaína
E as estimativas para o uso de cocaína nos quatro estados onde a maconha é legal mostram que estava acima da média nacional de 2013 a 2016. Mas também foi maior em três desses estados em 2012 antes da legalização ter entrado em vigor.
Dado que existem muitos fatores diferentes em cada estado que afetam o uso de drogas, como disponibilidade e suprimento, programas de tratamento e reabilitação, prioridades de aplicação da lei e condições sociais e econômicas, é difícil tirar conclusões firmes.
Portanto, mais pesquisas podem ser necessárias por um período mais longo para identificar se há tendências claras em torno do uso de outras drogas em locais onde a maconha foi legalizada.
Fonte: BBC