Ressaca? A cannabis pode ajudar!
Com o fim do carnaval, muitas pessoas estão com aqueles sintomas ocasionados pelo consumo excessivo de álcool, mas, será que a planta pode auxiliar ?
Publicada em 02/03/2022

Por João R. Negromonte
Todos sabemos que quanto maior o consumo de bebidas alcoólicas, pior será a ressaca no dia seguinte e, com o fim das festividades carnavalescas, muita gente está sentindo os efeitos desta perturbação.
Ninguém sabe ao certo como a ressaca acontece, no entanto, pesquisadores afirmam que ela é ocasionada pela consequência de uma desidratação causada pelo álcool, o que dificulta a produção de enzimas e aumenta a produção de urina, fatores predominantes para o desencadeamento de sintomas como: mal-estar, dores de cabeça, enjoo e, às vezes, até vômito.
>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias
Por mais que muitas pessoas ainda não acreditem ou não utilizem a cannabis como uma possível alternativa no tratamento da ressaca, alguns pacientes revelam que os benefícios ajudam, e muito, a tratar as manifestações dos sintomas da ressaca, além de prevenir a irritabilidade causada pela ação do álcool no organismo e aumentar o apetite.
Mas, vamos logo ao que interessa: como a cannabis pode ajudar no tratamento da ressaca?
Diminui o enjoo e a vontade de vomitar
Não é de hoje que estudos apontam para os benefícios da cannabis contra a ânsia de vômito. Segundo pesquisadores da Universidade do Novo México, pessoas que consomem flores de cannabis naturais têm uma redução de aproximadamente 90% nos enjoos. Então, porque com a ressaca seria diferente? Bem, o estudo sugere que a cannabis, além de tirar a vontade de vomitar, possui pouquíssimos efeitos colaterais e ainda trata o mal-estar estomacal. No entanto, é preciso ter um acompanhamento médico antes de fazer uso dessas substâncias, pois, diferentemente dos enjoos causados por uma quimioterapia, a ressaca pode durar apenas um dia, dependendo do caso, o que modifica a dosagem de canabinóides consumidos.
Reduz dores musculares
Pensando nas propriedades antiinflamatórias de alguns componentes da planta, canabinóides, como o CBD, podem ajudar no alívio de dores, principalmente as neuropáticas. É o que diz este estudo. Isto é, para aqueles que nem conseguem se levantar da cama por conta das dores musculares, a cannabis pode ser uma aliada.
>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias
Diminui a dor de cabeça
Um estudo, publicado em 2019 no Journal of Pain, revelou que a cannabis pode reduzir as dores ocasionadas pela enxaqueca e outras dores de cabeça em cerca de 50%, mas destaca que não são todas as pessoas que se adaptam a esse tipo de tratamento, podendo ao invés de reduzir, aumentar as dores de cabeça, o chamado efeito “rebote”.
Aumento do apetite
É muito difícil comer algo estando de ressaca, principalmente quando nada pára no estômago. Mas o alimento ajudará a evitar a ressaca. Pesquisadores da Universidade de Bordeaux descobriram que o THC atua nos receptores canabinóides do cérebro de maneira a aumentar nossa percepção olfativa, ampliando a vontade de se alimentar por conta dos cheiros.
Reduzir a irritabilidade
Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Washington e publicada no Journal of Affective Disorders, em 2018, mostrou que o uso inalado de cannabis pode reduzir os níveis de ansiedade e estresse, normalmente os maiores causadores da irritabilidade. Para os cientistas, os efeitos psicoativos do THC, produzem uma sensação de relaxamento e, quando consumido juntamente com o CBD, os efeitos de bem-estar podem ser mais acentuados ainda.
Assim, não podemos afirmar que a cannabis pode curar a ressaca, no entanto, ela pode sim ser benéfica contra alguns dos principais sintomas dessa indisposição, consequente do alto consumo de bebidas alcoólicas.