Ribeirão Pires recebe R$ 300 mil para distribuição de medicamentos à base de cannabis no SUS
Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis da Alesp é a entidade responsável pela verba
Publicada em 19/12/2024
Imagem: Canva Pro
O prefeito reeleito de Ribeirão Pires - SP, Guto Volpi (PL), anunciou nesta terça-feira (17) a garantia de recursos para um projeto pioneiro no Brasil, que irá democratizar o acesso a medicamentos formulados com derivados à base de canabidiol (CBD) na rede pública de saúde da cidade. O projeto contará com o apoio do deputado estadual Caio França (PSB), coordenador da Frente Parlamentar em defesa da causa, que confirmou o envio de R$ 300 mil para a iniciativa. O anúncio da parceria foi feito durante encontro na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
“A gente tem uma pauta em comum, que é muito corajosa e disruptiva, que é a inclusão dos medicamentos à base de cannabis no SUS. A gente conseguiu emplacar essa lei aqui em São Paulo. O governador Tarcísio sancionou. E agora a gente está tentando difundir isso para todas as cidades”, destacou Caio França em publicação nas redes sociais.
Ribeirão Pires foi a primeira cidade do estado de São Paulo a criar, em 2022, uma legislação própria para a dispensação de cannabis medicinal na rede pública de saúde, específica a pacientes com prescrição médica. A Lei Municipal nº 6737/2022, proposta por Guto Volpi e Edmar Oldani enquanto vereadores, estabelece diretrizes para a implantação da Política Municipal de Medicamentos Formulados de derivados à base de canabidiol, associados a outras substâncias canabinóides.
“Estamos trabalhamos para que nossa cidade se torne case público para viabilizar esse tratamento a quem mais precisa em unidades municipais de saúde. Recebemos o importante apoio do deputado Caio França, que tem disseminado conhecimento e contribuído também para a quebra de tabus em torno da cannabis medicinal”, afirmou Guto Volpi.