Frente Parlamentar da Alesp debate uso da cannabis na medicina veterinária

Encontro reunirá especialistas para debater avanços, experiências clínicas e regulação do uso de canabinoides em animais

Publicada em 21/10/2025

Frente Parlamentar da Alesp debate uso da cannabis na medicina veterinária

Audiência pública ocorre na na próxima quinta-feira, 23 de outubro, às 10h

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realiza na próxima quinta-feira, 23 de outubro, às 10h, a 4ª audiência pública da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. O evento, no auditório Franco Montoro, terá como tema central o uso da Cannabis na medicina veterinária.

A Frente é coordenada pelo deputado estadual Caio França (PSB) e pelo vice-coordenador Eduardo Suplicy (PT). O grupo tem promovido debates técnicos sobre os avanços científicos e aplicações terapêuticas da Cannabis, focando em políticas públicas, pesquisa e regulação no Estado de São Paulo.

“A cada nova audiência, ampliamos o olhar sobre o potencial da Cannabis em diferentes áreas da saúde. A medicina veterinária é um campo que vem crescendo rapidamente, com resultados muito promissores no tratamento de diversas doenças em animais", destaca o deputado Caio França.

"É fundamental que o poder público acompanhe esse avanço e apoie as pesquisas e iniciativas que tragam mais segurança, conhecimento e acesso”, completa o coordenador da Frente.

A audiência é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Alesp (youtube.com/@AlespOficial).

 

Especialistas debatem avanços da Cannabis na medicina veterinária

 

O encontro reunirá nomes importantes da pesquisa científica para discutir evidências, experiências clínicas e desafios legais do uso de canabinoides em animais. Entre os convidados está Rodrigo Montezuma, médico-veterinário, advogado e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF). Participa também Kátia Ferraro, médica-veterinária, presidente da Comissão de Endocanabinologia do CRMV-SP e CEO da EquineCare.

Rogério Martins Amorim, professor da FMVZ-Unesp Botucatu, também integra o painel. Ele coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cannabis (NEICANN) da Unesp e possui pós-doutorado em Terapia Celular pela Universidade da Califórnia (Davis, EUA).

A audiência contará ainda com Caroline Campagnone, médica-veterinária e mestranda na UFRPE, que pesquisa o uso de canabinoides na veterinária. Campagnone é diretora da Plantando Conhecimento e da Associação Medicinal Canábica AME-C, além de criadora do aplicativo Cannaderno.

Outro destaque é Bruno Perozzo, médico-veterinário e mestrando em Farmacologia e Medicina Translacional pela FCM-Unicamp. Ele integra a Comissão Técnica de Endocanabinologia Veterinária do CRMV-SP e é cocriador da disciplina “Farmacologia e Toxicologia dos Canabinoides”.

A lista de convidados se completa com Ana Carolina Campedelli, fundadora e presidente da Associação INDICA (Inclusão, Diversidade e Cannabis para Animais). A organização promove informação e acolhimento no campo da Cannabis veterinária.

 

Edital de emendas e transmissão

 

Seguem abertas, até 31 de outubro, as inscrições do edital de emendas parlamentares da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial.

Neste ano, o edital destinará R$ 1,25 milhão a projetos de pesquisa, formação, eventos e atendimentos ligados às pautas. O formulário de inscrições está disponível na plataforma oficial da Frente (http://www.fpcannabis.com.br/).