Primeira exposição cultural do Museu Brasileiro da Cannabis começa na próxima semana
Com a participação de artistas de todo o Brasil, a exposição pretende proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre a maconha
Publicada em 04/01/2024
Entre os dias oito e 26 de janeiro, o Museu Brasileiro da Cannabis estará de portas abertas ao público para sediar a primeira exposição cultural sobre a planta. Localizado em João Pessoa, na Paraíba, o evento tem como objetivo quebrar o estigma acerca da planta Cannabis sativa conhecida popularmente como maconha. Assim, o espaço irá oferecer informação, consciência e esclarecimento para quem deseja se aprofundar ou conhecer o potencial medicinal e industrial da planta.
O museu fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Para visitar a exposição é necessário fazer a doação de 2kg de alimento não perecível. Além da exposição das obras, o Museu pretende proporcionar um local de diálogo sobre a cannabis, seu uso medicinal e industrial.
Arquivo: Museu Brasilerio da Cannabis
Arte canábica
No total, oito artistas de várias regiões do país estarão presentes mostrando suas obras, entre eles está o fotógrafo Jonas Tavares, dono do projeto THCamera e a comunicadora Majô Molieri, responsável pela revista digital Majuína. O evento contará com a exposição de ilustrações, grafites, artesanatos, quadros e designer gráfico
Segundo Jonas, que construiu toda a sua jornada fora do Brasil, participar da exposição é uma grande realização pessoal. Animado para a sua primeira apresentação em terras brasileiras, o fotógrafo comemora a possibilidade de estar próximo do seu público e ressalta a importância do Museu para a luta canábica.
“Ter um lugar assim para expor nossa luta e nossa arte é incrível. Mesmo no mundo artístico existe um tabu com o tema ‘droga’. Meu objetivo é dar uma nova perspectiva à planta, para que as pessoas a vejam de um outro ponto de vista, sem preconceito nenhum.”, relata Jonas Tavares.
O edital da primeira exposição cultural do Museu Brasileiro da Cannabis, onde os artistas tiveram a oportunidade de enviar seus projetos, ocorreu de oito até 20 de novembro de 2023. Durante o período, 30 pessoas submeteram suas obras para análise da comissão.
O Museu da Cannabis do Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) e está localizado no Parque Solón de Lucena 675, Centro - João Pessoa (PB).