Saiba as diferenças entre cânhamo e cannabis

Devido a essa versatilidade, as plantas Cannabis Sativa podem ser conhecidas como cânhamo. No entanto, um fator, em particular, é mais comumente considerado o fator determinante de qual área uma planta se enquadra: teor de THC

Publicada em 26/02/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Canex (Emily Ledger)

Muitas palavras são usadas para descrever a cannabis, duas das mais comuns sendo 'cânhamo' e 'maconha'. Embora muitas pessoas possam estar cientes de que esses termos específicos não são intercambiáveis, muitos podem não entender a diferença real entre cânhamo e cannabis.

'Cannabis' é o nome dado às plantas da família Cannabaceae. Dentro desta família, existem três subespécies conhecidas: Sativa, Indica e Ruderalis. Agora, seria simples se pudéssemos dizer: cânhamo é um apelido dado às plantas Cannabis Sativa, enquanto as plantas Cannabis Indica são conhecidas como maconha. Mas, na realidade, as coisas são um pouco mais complicadas.

>>> Sechat confirma para 2021 o maior evento sobre Cannabis Medicinal no Brasil

O que é Cannabis Sativa?

Cannabis Sativa é uma das principais espécies de cannabis. As variedades de Cannabis Sativa podem ser diversas, tanto na aparência quanto no conteúdo químico. Devido a essa versatilidade, as plantas Cannabis Sativa podem ser conhecidas como cânhamo. No entanto, um fator, em particular, é mais comumente considerado o fator determinante de qual área uma planta se enquadra: teor de THC.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Cânhamo

Embora agora seja bem conhecido que o cânhamo não pode deixar você chapado, sua associação com a cannabis com alto teor de THC continua a afetar a reputação da planta. Diferentes jurisdições ao redor do mundo estabeleceram seus próprios limites de THC para que uma planta de cannabis seja classificada como cânhamo. Em grande parte da Europa, esse limite é de 0,2% de THC. O limite nos EUA é de 0,3%, enquanto em alguns outros países, como a Suíça, é de 1,0%.

Embora o cânhamo contenha pouco THC, o recente boom de popularidade do CBD ajudou a aumentar o interesse pela cultura. Países como os EUA, onde é mais fácil para os agricultores cultivarem a safra, viram um grande aumento na área plantada. No entanto, no Reino Unido, a indústria permanece limitada devido à regulamentação atual em torno da indústria.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

A relação humana com o cânhamo data de pelo menos 8.000 aC e é usado para muitos fins, como têxteis, alimentos e medicamentos. No entanto, esse forte vínculo com a planta cannabis foi ameaçado nas últimas décadas, à medida que o mundo ocidental se voltava contra a chamada 'maconha'.

Marijuana

'Marijuana' tornou-se uma gíria bem conhecida para cannabis, mas não foi significativamente usada até o início do século 20. A palavra realmente pegou quando milhões de mexicanos migraram para os EUA em busca de refúgio das consequências da Revolução Mexicana.

A maioria das pessoas não vai perceber que o termo foi adotado na América por razões principalmente políticas. Os imigrantes mexicanos daquela época trouxeram consigo o uso de cannabis para fins adultos. Isso foi rapidamente adotado pelo povo americano, o que não agradou aos legisladores. Os políticos e a mídia logo começaram a se referir à cannabis pelo nome espanhol 'marijuana' em suas campanhas antidrogas.

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

Essas campanhas conseguiram demonizar tanto os usuários de cannabis quanto a população mexicana. A maioria das empresas hoje se recusa a usar o termo devido às suas conotações racistas. Quando usada hoje, 'marijuana' geralmente se refere à cannabis com alto THC, que faz com que o usuário fique 'alto'.

Existe mais do que ter ou não THC?

Embora o THC possa ser a maneira mais simples de explicar a diferença entre o cânhamo e a cannabis, muitos consideram isso problemático. Em parte, isso se deve ao fato de que a definição de cânhamo varia de país para país. Por exemplo, o cânhamo que é legal na Suíça não seria legal como o cânhamo no Reino Unido.

Confira outros conteúdos sobre a cannabis medicinal publicados pelo Sechat:

https://www.sechat.com.br/mudando-a-forma-que-chamamos-a-cannabis/
https://www.sechat.com.br/qualidade-de-vida-de-pacientes-que-fazem-uso-medicinal-da-cannabis-sera-avaliada/
https://www.sechat.com.br/a-grande-maioria-das-pessoas-que-experimenta-cannabis-nao-passa-a-usar-drogas-pesadas/
https://www.sechat.com.br/cresce-o-uso-de-cannabis-para-saude-mental-durante-a-covid-19/