Sociedade de Estudos da Cannabis manifesta apoio ao Dr. Pedro Pierro após ataques de ministro

Para Sbec, ministro da Cidadania tratou o neurocirurgião e diretor do portal Sechat "como se fora um traficante"

Publicada em 07/01/2020

capa
Compartilhe:

A Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (Sbec) divulgou, nesta segunda-feira (06), um manifesto de apoio ao Dr. Pedro Antonio Pierro Neto, sócio e diretor científico do portal Sechat. O neurocirurgião foi atacado nas redes sociais pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, após uma entrevista à Folha de São Paulo.

Osmar Terra fez a falsa acusação de que Pierro vai “lucrar com o consumo de maconha”, confundindo propositalmente o uso terapêutico da Cannabis com consumo recreativo da droga.

Para a Sbec, o ministro trata o neurocirurgião "como se fora um traficante".

"Mais uma vez, lamentavelmente o ministro cria factoides para impedir que o Brasil avance em políticas públicas de saúde sérias e justas, como hoje é desenvolvido no mundo".

"Lamentamos a falta de ética com que o médico e político trata a questão, provavelmente por sua imunidade parlamentar desdenhe da verdade e da necessidade deste medicamento em muitas doenças como doenças raras, neurológicas e câncer, entre outras, e se lance a perpetuar preconceitos e dano aos profissionais e entidades como a Abrace, que lutam pela melhoria da saúde e que seguem as orientações da Anvisa e Justiça".

A entidade lembrou que que o médico "é um dos primeiros neurocirurgiões a prescrever, como outros médicos especialistas, mestres e doutores, desde que a Anvisa regulamentou em 2015 a prescrição de produtos à base de Cannabis no Brasil".

O manifestou também ressalta que já existem muitas pesquisas no mundo "sobre o uso medicinal desde sua descoberta em 1963 por Rafael Mechoulam e aplicada por diversos pesquisadores como o mestre Carlini, no Brasil."

"Hoje contamos com profissionais com grande experiência clínica e que trabalham incansavelmente para fomentar o conhecimento sobre as reais prossibilidades terapêuticas desta planta milenar, que remonta a farmacopeia médica chinesa desde 2700 antes de Cristo"

https://www.instagram.com/p/B6_tG48h4wI/