Centro de Excelência Canabinoide lança instituto para promoção de pesquisas científicas e capacitação médica

A formação médica envolve a criação de escolas de estudos específicos em especialidades diversas voltadas ao uso medicinal da cannabis.

Publicada em 23/07/2021

capa
Compartilhe:

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de CEC

O Centro de Excelência Canabinoide (CEC) é especializado em saúde, com foco em atendimento humanizado, pioneirismo e excelência em medicina canabinoide. O empreendimento é dividido em duas frentes. O CEC Medical é focado na aplicação clínica de tratamentos eficientes e seguros para quem busca mais qualidade de vida. Já o Instituto CEC tem a proposta de promover pesquisas científicas e o desenvolvimento da educação médica e técnica no que diz respeito aos avanços e formas de terapias, tratamentos e aplicações da cannabis medicinal.

Este ano, o centro divulgou o lançamento do Instituto CEC de Educação e Pesquisa. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da educação médica e técnica, abrangendo as melhores práticas atuais e os avanços futuros nas formas de terapias, tratamentos e aplicações da cannabis medicinal. Além disso, visa atuação e estímulo em relação às pesquisas científicas sobre as possibilidades de uso da planta para diversas condições médicas.

Para isso, o Instituto conta com curadoria de conteúdo e com uma rede de pesquisadores, médicos, profissionais da indústria e pacientes dedicados a aumentar a compreensão clínica da cannabis, com foco em seu potencial terapêutico.

Queremos ser um agente transformador no desenvolvimento das atividades ligadas à cannabis medicinal no Brasil, incluindo capacitação de médicos e promoção de projetos científicos. Também atuaremos como agente de conscientização da sociedade sobre os benefícios da medicina canabinoide por meio da realização de pesquisas que fundamentem os resultados terapêuticos da cannabis.

Leonardo Soldon, Diretor Executivo do Instituto CEC.

Capacitação médica

No setor de educação, o Instituto CEC oferece uma variedade de ações educacionais, incluindo cursos e programas de aprendizagem inéditos. “Nossa grade é desenvolvida por especialistas de renome mundial, proporcionando visão aprofundada da ciência e medicina por trás da cannabis, com corpo docente diversificado de médicos e profissionais da saúde”, destaca Soldon.

A proposta para capacitação médica envolve a formação de escolas de estudos específicos em patologias e especialidades, com os maiores nomes da medicina dedicada ao sistema endocanabinoide. As duas primeiras escolas a serem inauguradas serão as de Medicina Esportiva e de Neurologia voltadas ao uso medicinal da cannabis.

Os interessados na escola de Medicina Esportiva já podem encontrar informações sobre a grade dos cursos e respectivos valores de investimento aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=dkdDy5WyppY&list=TLGGhBP6q10wnLIyMzA3MjAyMQ
INSCRIÇÃO

As aulas serão conduzidas por Ricardo Tardini, ortopedista e traumatologista com especialização em cannabis medicinal, e por Marcelo Valio, médico nutrólogo. Já as informações sobre a escola de Neurologia estarão disponíveis para consulta em julho. “Além dessas duas primeiras escolas, nosso plano estratégico prevê o lançamento da escola de Saúde Mental e Oncologia em 2022”, reforça Soldon.

Parcerias com consultores e pesquisadores

O Instituto CEC, tanto no setor de educação como no desenvolvimento de pesquisas, conta com parcerias institucionais estratégicas para a evolução da cannabis medicinal no Brasil. Para a jornada de formação médica, o Instituto CEC assinou alianças com Universidades nacionais e internacionais para a construção de conteúdos e tecnologias educacionais.

De acordo com Soldon, a inauguração do Instituto ressalta o compromisso do CEC em contribuir com a promoção da saúde e do bem-estar da sociedade. 

“Compreender e pesquisar novos métodos para o tratamento de doenças é uma necessidade urgente. Temos orgulho de sermos parte desse movimento com o primeiro Instituto privado da América Latina dedicado a oferecer educação e pesquisa exclusivamente para o uso medicinal da cannabis, que marca uma revolução em movimento”, finaliza Soldon.