Em Portugal, medicamentos de cannabis serão vendidos em farmácias a partir de abril

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
O produto consiste em flores secas da planta de Cannabis sativa, com 18% de THC e menos de 1% de canabidiol (CBD) (Foto: Reprodução/MAGG/Richard T/Unsplash)

Curadoria e edição de Sechat Conteúdo, com informações de Jornal de Notícias (Hermana Cruz) e MAGG (Rafaela Simões)

“Tilray Flor Seca THC 18” é o nome do primeiro produto à base de cannabis que deverá chegar às farmácias de Portugal em abril deste ano. Sobretudo, no dia primeiro de fevereiro, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou a primeira substância à base da planta da cannabis para fins medicinais em Portugal — flor seca com THC (a substância psicoativa) — que está já em fase de preparação para ser vendida, mediante receita médica.

>>> Sechat confirma para 2021 o maior evento sobre Cannabis Medicinal no Brasil

A princípio, o produto farmacêutico da gigante canadense Tilray será comercializado em sacos de 15 gramas por aproximadamente 150 euros. O produto consiste em “flores secas da planta de Cannabis sativa, com 18% de THC e menos de 1% de canabidiol (CBD)”, conforme explica o Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM). 

A flor seca aprovada pode apenas, contudo, ser usada através de vaporização com dispositivo médico certificado. Entretanto, o medicamento possui uma contraindicação para o uso terapêutico em casos de epilepsia, que tem de ser tratada com uma combinação inversa: um valor elevado de CBD e baixo THC.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Ainda assim, os sintomas que podem beneficiar da eficácia do produto de cannabis são a espasticidade associada à esclerose múltipla ou lesões da espinal medula, náuseas e vómitos (resultante de quimioterapia, radioterapia, terapia de HIV e medicação para hepatite C), estimulação do apetite nos cuidados paliativos de doentes oncológicos, dor crônica, síndrome de Gilles de la Tourette, e glaucoma resistente à terapêutica. 

Confira outros conteúdos sobre o mercado de cannabis publicados pelo Sechat:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese