O acesso à cannabis medicinal é tema de audiência pública em Natal 

Rio Grande do Norte já tem uma lei que garante o tratamento gratuito com a planta, agora o debate avança sobre o acesso e a capacitação

Publicada em 09/06/2023

O acesso à cannabis medicinal é tema de audiência pública em Natal 

Por Redação Sechat com informações da Câmara Municipal de Natal

.

O acesso à cannabis medicinal é tema de audiência pública em Natal. O debate, que foi presidido pela vereadora Brisa Bracchi (PT), foi realizado na última sexta-feira (02), na Câmara Municipal de Natal e contou com a presença de parlamentares, pacientes e pesquisadores da área. O objetivo foi debater os avanços ao acesso e à capacitação do tratamento gratuito com a planta, na perspectiva da pesquisa, ciência e medicamentos.

.

O preconceito e a dificuldade de acesso aos pacientes que precisam da cannabis medicinal como tratamento para patologias pautaram a discussão. Pesquisadores que participaram do evento relataram que o processo é caro, demorado e exclui grande parte da população, resultando em uma luta de classe social.

.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) mostrou como está o andamento da tramitação do projeto de regulamentação na Câmara Federal e a importância de proporcionar acesso à formação científica aos profissionais do SUS. “A gente conseguiu aprovar a regulamentação para que os profissionais estejam aptos para prescrever nos estados devidos”, afirmou a deputada.

.

O acesso à cannabis medicinal

.

Isolda Dantas (PT), deputada estadual do Rio Grande do Norte, relembrou que em 2022 foi aprovada uma lei no Estado, de autoria dela, que determina o direito ao paciente em fazer o tratamento com cannabis medicinal, como também determina a capacitação dos profissionais do SUS. “Estamos avançando, inclusive o Rio Grande do Norte é pioneiro nesse debate, mas precisamos avançar mais. O nosso debate é para a liberação do cultivo e para garantir o acesso ao tratamento para pessoas com baixa renda”, pontuou Isolda.

.

“Continuaremos na luta por pesquisa, ciência e informação sobre a cannabis medicinal em Natal."

Brisa Bracchi (PT), vereadora de Natal

.
A propositora da audiência, vereadora Brisa Bracchi (PT), reforçou a importância da capacitação dos profissionais de saúde de Natal, já que o tema não é muito abordado nas graduações. “O debate que a gente faz hoje é sobre o acesso que infelizmente só quem consegue é quem tem recurso suficiente. As famílias que não têm uma condição financeira tão confortável, como ficam? É preciso democratizar esse acesso”, explicou Bracchi. 

.

Em sua rede social, a vereadora disse após a audiência pública, que que está na batalha para aprovar dois Projetos de Lei, que pretendem desmistificar o uso e formar profissionais de saúde sobre os benefícios da planta. “Continuaremos na luta por pesquisa, ciência e informação”, completou.