Boom geracional: 8% dos americanos com mais de 65 anos adotam o uso de Cannabis
Este número representa uma duplicação em relação aos últimos sete anos, sinalizando uma mudança de atitudes entre a população mais madura
Publicada em 05/01/2024


Nos últimos anos, os Estados Unidos têm testemunhado uma transformação em relação à cannabis, passando de décadas de proibição para uma crescente aceitação e legalização. Atualmente, em 24 dos 51 estados, é possível obter acesso legal à cannabis, marcando uma mudança cultural que não apenas reflete nas gerações mais jovens, mas também entre os mais idosos.
Segundo a mais recente Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde (NSDUH), dados revelam que 8% dos adultos com mais de 65 anos consumiram cannabis no último ano. Este número representa uma duplicação em relação aos últimos sete anos, sinalizando uma mudança de atitudes entre a população mais madura.
A pesquisa, realizada anualmente desde 1971 nos Estados Unidos, abrange uma amostra de aproximadamente 70 mil pessoas maiores de 12 anos, residentes em todos os estados do país. Esses dados não apenas moldam políticas de saúde pública, mas também oferecem uma visão das tendências de uso de substâncias em diferentes faixas etárias e níveis socioeconômicos.
Congresso Brasileiro de Cannabis Medicinal
O principal congresso da América Latina de caráter científico e profissional, que busca trazer inovação e avanços relacionados à utilização medicinal da cannabis.
O estudo aponta que entre 2002 e 2014, a percentagem de adultos entre 50 e 64 anos que consomem cannabis aumentou de 2,9% para 9,0%. Um fenômeno semelhante foi observado entre os maiores de 65 anos, com o consumo passando de 0,2% para 2,1%. Esse aumento constante é indicativo de uma mudança cultural mais ampla.

O crescente interesse na cannabis entre os idosos é atribuído não apenas à transformação nas percepções sociais sobre a planta, mas também ao marco legal em evolução. Em muitos estados, as leis permitem o autocultivo, a compra em estabelecimentos autorizados, ou ambas as opções. Além disso, a divulgação contínua das propriedades terapêuticas da cannabis contribui para essa tendência.
Paralelamente a esse fenômeno, mais estados nos EUA estão considerando a regulamentação do acesso à cannabis. Em 31 de dezembro, Flórida, Indiana e Michigan estavam avaliando a implementação de alguma forma de regulamentação. Com 70% da população americana a favor da legalização federal da cannabis e uma indústria projetada para atingir 26 bilhões de dólares em vendas durante 2023, a era da proibição parece ter ficado irrevogavelmente no passado.