Em “Diamba”, Luiz Navarro celebra ancestralidade e o poder transformador do teatro
Inspirada em obra de Daniel Paiva, a montagem mistura música, debate e espiritualidade para resgatar memórias e libertar narrativas
Publicada em 25/10/2025

Danilo Moura, Wesley Guimarães, Luiz Navarro e Timm Arif durante ensaio da peça Diamba. Imagem:
Após 10 anos afastado dos palcos, Luiz Navarro, ator de "Pico da Neblina", volta ao teatro com a peça 'Diamba'. O espetáculo mostra a história da cannabis no Brasil, do sagrado à proibição, sem estereótipos e com muita arte. Já na primeira cena, o público e convidado a refletir sobre o sacramento da cannabis, tendo contato com instrumentos e músicas originárias da Jamaica.
"Mesmo com essa parte sacramental, não faremos uma apologia ao uso", explica Navarro. "A peça traz um viés educativo, religioso, buscando explorar todo o poder de transformação que o teatro tem."
O espetáculo estreia na segunda-feira (27) e fica em cartaz até 11 de dezembro de 2025, no espaço Casa Farofa (sede do Teatro da Vertigem). A peça tem classificação indicativa acima de 16 anos e duração de 70 minutos.

No palco, os quatro atores, Wesley Guimarães, Timm Arif, Danilo Moura, além de Navarro, conduzidos pela diretora Renata Carvalho, "chutam a porta do armário" e contam histórias pessoais com a planta. Eles também interpretam músicas autorais, com direção de Danilo Moura e produção de Zeus Mc.
'Diamba' também oportuniza momentos de interação com o público. "Um dos momentos da peça é feito em formato de debate, onde chamamos alguém do público para participar", explica Navarro. Na estreia, o convidado será o advogado Ewerton Carvalho.

Ao final do espetáculo, o publico é convidado a olhar para sua saúde mental e física. "A associação Verde Vida se disponibilizou a oferecer informações e consulta gratuita para quem assistir à peça". A Verde Vida e A Leda são os patrocinadores do espetáculo.
Do papel para o palco
Ao decidir voltar ao teatro, Navarro pesquisou vários textos até chegar à obra de Daniel Paiva, o documentário em quadrinhos "Diamba - História do Proibicionismo no Brasil".
O livro contém relatos históricos, contemplando desde os primeiros registros do uso de cannabis na China Antiga, passando pelas grandes navegações e escravidão, até chegar às discussões atuais de descriminalização.
Para isso, a partir de uma notícia verdadeira, Daniel criou um personagem fictício figura central do documentário, que será interpretado por Navarro na peça.

"É muito gratificante para um artista ver seu olhar sobre o mundo, sua expressão, ressoar em outros artistas, inspirando a criação desta peça, uma obra com uma nova potência", comenta Daniel Paiva sobre a peça 'Diamba'.
Daniel ressaltou o time talentoso e capacitado para ressignificar sua arte. "Eu coloquei ideias em tinta no papel. Eles pegaram isso e colocaram o próprio corpo: carne, osso, sangue, lágrimas para representar essa ideia e elevá-la exponencialmente."
Navarro diz que, ao entrar em contato com Daniel, insistiu para que visse seu trabalho e se certificasse de que sua obra estava em boas mãos. Da junção, nasceu uma manifestação potente ligando o passado e o futuro.
"Com o passar do tempo, muitas pessoas negras ficaram com medo, perderam sua ancestralidade, identidade, nome, até mesmo sua planta sagrada. Queremos cultuar tudo de volta", adiciona Navarro.
Daniel espera um público diversificado, igual e diferente dos leitores do documentário em quadrinhos. "Espero que atinja outros públicos, o maior número de pessoas. É sobre isso, conscientizar sobre a nossa história e as absurdas consequências da proibição."
Serviço: Peça 'Diamba'
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Data: 27 de outubro a 11 de dezembro de 2025
27, 28 e 29/10 (seg, ter, qua)
03, 04, 05/11 (seg, ter, qua)
10, 11 e 12/11 (seg, ter, qua)
17, 18, 19 e 20/11 (seg, ter, qua, qui)
24, 25, 26 e 27/11 (seg, ter, qua, qui)
01 e 02/12 (seg e ter)
09, 10 e 11/12 (ter, qua, qui)
Local: Sede do Teatro da Vertigem - R. Treze de Maio, 240, 1º andar - Bixiga, São Paulo, SP
Horário: Segunda a quarta, às 20h; às quintas (dias 20 e 27/11), também às 20h Telefone: (11) 3031-7138
Ingresso: https://www.sympla.com.br/evento/diamba/3153424
Capacidade: 60 lugares
*O espaço não possui acessibilidade.







