Griner, ex-detenta na Rússia, é convidada para acampamento da seleção de basquete dos EUA

Brittney Griner teve sua vida abalada após ser detida pela polícia russa por posse de cannabis em 2022

Publicada em 01/04/2024

capa
Compartilhe:

A busca pela oitava medalha de ouro olímpica consecutiva da equipe feminina de basquete dos EUA está em pleno vapor, com a avaliação do grupo antes da seleção final das jogadoras que representarão o país nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Um nome que chama atenção nesse processo é o de Diana Taurasi, uma lenda do basquete que já conquistou a medalha de ouro cinco vezes representando os Estados Unidos.

O Caso de Griner

Brittney Griner, uma figura conhecida do basquete, teve sua vida virada de cabeça para baixo em março de 2022, quando foi detida pela polícia russa no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, por posse de um vaporizador contendo óleo de cannabis.

Após admitir a posse dos produtos, Griner testemunhou que se descuidou ao embalar sua bagagem com pressa e não tinha a intenção de cometer um crime. Sua defesa alegou que ela estava usando cannabis para tratar dores, porém, Griner acabou condenada a nove anos de prisão por posse e contrabando de drogas, uma sentença que seus advogados consideraram excessiva.

A situação ganhou destaque internacional quando o Departamento de Estado dos EUA declarou que Griner estava "detida injustamente", uma acusação que a Rússia negou veementemente. A pressão sobre o governo Biden para agir aumentou, e o secretário de Estado, Antony Blinken, revelou que os EUA fizeram uma "proposta substancial" à Rússia para repatriar Griner, junto com outro prisioneiro americano.

Finalmente, em dezembro, Griner foi liberada pelo governo russo após uma troca de prisioneiros com a Casa Branca, que incluiu o traficante de armas russo Viktor Bout, conhecido como "Mercador da Morte", que está cumprindo uma sentença nos EUA.