Insônia já motiva quase 1 em cada 5 tratamentos com cannabis no Brasil

Estudo revela perfil e distribuição dos pacientes que recorrem à cannabis medicinal para tratar a insônia no Brasil

Publicada em 25/09/2025

Insônia já motiva quase 1 em cada 5 tratamentos com cannabis no Brasil

Cannabis medicinal ganha espaço no combate à insônia | CanvaPro

Quando a noite se estende em silêncio e o sono não chega, muitos brasileiros encontram na cannabis medicinal uma nova forma de descanso. Segundo levantamento da Blis Data, a insônia já responde por 18% dos tratamentos com a planta no país, revelando não apenas números, mas histórias de quem busca qualidade de vida ao apagar das luzes.


Quem são os pacientes que recorrem à cannabis


A pesquisa, feita com base em anamnese de 5.400 pacientes de 774 municípios brasileiros, mostra que a maioria dos usuários é formada por homens (69,5%), com idade média de 48 anos. O estudo também indica que 75% praticam atividade física, 85% estão empregados, 26% estudam e 67% têm filhos. Antes do tratamento, metade fazia uso de álcool e 45% já haviam experimentado cannabis.

Saiba Mais

Cannabis medicinal mostra potencial no alívio da insônia, dizem estudos

100% dos pacientes com insônia dormiram por mais tempo com cannabis em estudo da Fiocruz e da APEPI


Onde o sono chega com mais ajuda


As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram os maiores índices de tratamentos com cannabis para insônia. Já o Nordeste aparece com a menor incidência. Em números absolutos, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba lideram a lista, mas proporcionalmente à população, o destaque vai para o Distrito Federal, seguido por Santa Catarina e São Paulo.