No Uruguai, adolescentes se arriscam mais com álcool e energéticos do que com cannabis

Pesquisa no Uruguai mostra que álcool e energéticos são as drogas mais consumidas por adolescentes, superando a maconha e evidenciando os riscos dos produtos legais

Publicada em 05/09/2025

No Uruguai, adolescentes se arriscam mais com álcool e energéticos do que com cannabis

Álcool e energéticos lideram consumo entre adolescentes no Uruguai | CanvaPro

No Uruguai, os adolescentes não viram o consumo de maconha disparar, diferente do álcool e bebidas energéticas, drogas que são inteiramente legais, foram as verdadeiras estrelas do risco juvenil.


A X Enquete Nacional sobre Consumo de Drogas em Estudantes de Ensino Médio, realizada entre setembro e novembro de 2024 com mais de 5 mil jovens em cidades uruguaias, revela um quadro preocupante: álcool foi experimentado por 67 % dos adolescentes no último ano e foi o mais abusado; bebidas energéticas, com 66 % de consumo anual, são a porta de entrada para o uso de substâncias, iniciado em torno dos 13 anos.


Além disso, cigarros e vapes registraram prevalência combinada de 17 %, enquanto o uso de maconha caiu para 15 %, com consumo problemático estável abaixo de 2 %.


Legal não significa seguro


O presidente da ANEP, Pablo Caggiani, destaca que o maior problema está justamente nas drogas legais que contam com uma indústria por trás que, mesmo sendo regulamentadas, continuam gerando preocupações na adolescência. A mistura de energéticos com álcool triplica os riscos, e o consumo precoce começa em uma fase em que os impactos no desenvolvimento ainda são incertos.

Com informações de El Planteo.