Quando a lente encontra a folha: Festival de Cinema Canábico estreia no Brasil

Evento gratuito reúne filmes, debates e exposições para repensar a cannabis sob o olhar da arte e da cultura

Publicada em 12/07/2025

Quando a lente encontra a folha: Festival de Cinema Canábico estreia no Brasil

Pela primeira vez no Brasil, o Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC) desembarca no Brasil Imagem: Divulgação FICC

Em meio aos sons da cidade e às belezas do Rio de Janeiro, a cannabis, tantas vezes silenciada, torna-se protagonista. Pela primeira vez no Brasil, o Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC) desembarca para impactar a forma como a sociedade enxerga a planta e tudo o que ela representa.

Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, o Centro Cultural da UERJ (COART), no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), será palco da primeira edição brasileira do FICC. A entrada é gratuita, e o evento promete ampliar e aprofundar o debate sobre a cannabis no Brasil e no mundo, a partir de uma perspectiva cultural e comunicacional.

 

Muito além do cinema: arte, diálogo e resistência

 

Fotos Web 2025 (19).jpg
Participante do FICC Buenos Aires, 2025 cheira planta de cannabis. Imagem: Divulgação


Desde 2019, o festival já passou pela Argentina, Chile e Uruguai, com edições marcadas pela diversidade de olhares. Agora, com realização do Cannabis Monitor Brasil, o FICC amplia seu território e chega ao Brasil para construir novas pontes entre a cultura canábica e a sociedade civil.

No centro do projeto está o desejo de desconstruir estigmas e estimular um diálogo crítico sobre a cannabis, valorizando produções que tratam da planta com profundidade artística e política.

Segundo os realizadores, o festival é transversal e inclusivo, destinado a ativistas, artistas, músicos, produtores culturais, cinéfilos, estudantes, profissionais da imprensa, pacientes, médicos, pesquisadores, empreendedores e todos aqueles interessados em entender o papel da cannabis na cultura contemporânea. Especial atenção será dada às periferias urbanas, que vivem diariamente os impactos do proibicionismo e agora terão voz através da arte.

 

Filmes, debates e rodas de conversa

 

Fotos Web 2025 (23).jpg
Documentário brasileiro O Outro Mundo de Sofia, com produção de Rapha Erichsen recebe premio no FICC Buenos Aires, 2025. Imagem: Divulgação 

 

A programação contará com curtas e longas-metragens, incluindo documentários, ficções, videoclipes e animações, com foco na cannabis. As categorias da mostra principal incluem: Melhor longa-metragem de ficção; Melhor documentário; Melhor curta-metragem e Melhor filme (escolha do público).

Além das exibições, haverá mesas de debates e rodas de conversa com diretores, pesquisadores e ativistas. O  FICC também contará com oficinas e workshops, espaço literário e exposição de arte.

 

Inscrições abertas para filmes

 

A convocatória de filmes estará aberta entre 15 de julho e 15 de agosto de 2025. Interessados poderão se inscrever para esta e futuras edições sul-americanas (Argentina, Chile, Uruguai) por meio deste link.

 

Serviço


Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC) – Edição Rio de Janeiro


Data: 20 a 24 de outubro de 2025;
Horário: das 11h às 20h;
Local: Centro Cultural da UERJ (COART), R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ;
Entrada: gratuita;
Período de inscrições de filmes: 15 de julho a 15 de agosto de 2025.