Um número crescente de australianos apoia a legalização da Cannabis

Uma proporção crescente de australianos apoia a legalização da Cannabis de uso adulto

Publicada em 17/07/2020

capa
Compartilhe:

Traduzido do site The Cannabis Exchange

De acordo com uma pesquisa nacional publicada recentemente, uma proporção crescente de australianos apoia a legalização da Cannabis de uso adulto. A Pesquisa Nacional sobre Estratégias de Drogas do país para 2019 também revelou que quase dois terços dos australianos apoiariam a introdução do teste de pílula.

Opinião dos australianos sobre legalização

Os resultados da pesquisa de 2019 - realizada a cada três anos - foram publicados na quinta-feira. Revelou que, pela primeira vez na história da pesquisa, mais entrevistados apoiam a legalização da Cannabis (41%) do que se opõem a ela (37%). Notavelmente, o nível de apoio à legalização é quase o dobro do registrado em 2017 (21%).

Os resultados refletem uma tendência geral em direção a medidas mais liberais de controle de drogas no país. Em 2019, o Território da Capital Australiana aprovou uma legislação para legalizar a posse, o uso e o cultivo de quantidades limitadas de Cannabis. No entanto, a venda do medicamento continua proibida.

Uso de outras drogas ilícitas

A Pesquisa Nacional sobre Estratégias de Drogas da Austrália também avalia a opinião pública e os hábitos sobre o uso de drogas. Além de um aumento na proporção de australianos que usam Cannabis (10,4% a 11,6%), o uso de drogas ilícitas, em geral, parece estar em ascensão no país. A pesquisa revelou que o uso de cocaína (2,5% a 4,2%), ecstasy (2,2% a 3,0%) e cetamina (0,4% a 0,9%) também aumentaram em relação aos resultados de 2016.

Também foi revelado que quase dois terços dos entrevistados apoiam a introdução do teste de pílula. O teste de pílulas é uma medida de redução de danos que tem sido cada vez mais considerada pelos governos em todo o mundo. A Holanda e Portugal estão entre os países que já fornecem esse serviço.

Os entrevistados também foram questionados sobre a introdução de salas de injeção seguras pela primeira vez na história da pesquisa. Os resultados revelaram que mais pessoas apoiariam (47%) do que se oporiam (32%) à medida, que visa reduzir as overdoses de medicamentos.

Cigarros e Álcool

Por outro lado, o tabagismo e o uso de álcool parecem estar em declínio. A menor proporção de fumantes diários foi registrada na pesquisa de 2019 - até 11%, ante 12,2% em 2016. Acredita-se que isso se deva a uma combinação de mais pessoas que optam por usar cigarros eletrônicos e jovens australianos que não adotaram o hábito.

Houve também um aumento de pessoas que não bebem álcool - até 8,9%, ante 7,6% em 2016. A proporção de jovens de 14 a 17 anos que nunca tomaram uma bebida alcoólica também teve um aumento significativo.