Deputado Daniel Coelho conta como a cannabis medicinal mudou a vida de sua família e os benefícios do PL 399/2015

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Com os debates que ocorrem frequentemente na Câmara acerca do PL 399, Coelho passou a conhecer um pouco mais sobre a planta (Foto: Divulgação)

Caroline Vaz

Em uma das últimas reuniões da comissão especial do PL 399/2015 na Câmara, um dos deputados presentes se destacou ao compartilhar a história de sua família com a cannabis medicinal. Daniel Coelho, deputado federal pelo Cidadania (PE) e apoiador da aprovação do projeto de lei, dividiu a experiência de sua esposa, a nutricionista Rebeca Coelho, que está em tratamento contra o câncer e tem utilizado o óleo da cannabis para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.

>>> Siga o Sechat no INSTAGRAM

A quimioterapia de Rebeca – que sofre com metástase no sistema linfático após um tumor no intestino, que já foi retirado em cirurgia – consiste em um tratamento quinzenal, com três dias em infusão. Segundo o deputado, estes três dias são os períodos mais difíceis, já que a infusão pode causar enjoos, náuseas e perda de energia. O tratamento também fez com que Rebeca tomasse, até então, uma grande quantidade de corticoides para neutralizar os efeitos da quimioterapia, que fizeram com que Rebeca ganhasse cerca de 25kg. Ainda sofrendo com as náuseas, inchaço e falta de disposição, a família decidiu tentar uma forma não convencional de tratamento.

O início do tratamento com a cannabis

O deputado conta que, antes do tratamento da sua esposa, já possuía conhecimentos dos benefícios terapêuticos da cannabis e também já apresentava postura favorável ao PL 399. Com os debates que ocorrem frequentemente na Câmara, Coelho passou a conhecer um pouco mais sobre a planta. No início deste ano, em uma visita a associação de pacientes Abrace Esperança, em João Pessoa (PB), Rebeca adquiriu pela primeira vez o óleo de cannabis, depois de 2 anos e meio em tratamento contra o câncer.

>>> Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e receba a informação confiável do Sechat sobre Cannabis Medicinal

Após apenas 1 semana utilizando o óleo, Rebeca já viu uma diminuição significativa das náuseas e, depois de apenas 15 dias, os médicos decidiram diminuir a quantidade de corticoide que a paciente tomava. Outros medicamentos, como Vonau e Rivotril, que até então faziam parte da rotina de Rebeca, também foram substituídos pelo óleo de cannabis e não são mais necessários. Além disso, Coelho conta que a esposa recuperou a disposição e agora pratica exercícios físicos.

“Melhorou muito a qualidade de vida da Rebeca. Antes ela passava uma semana de cama, mas agora tem uma vida completamente normal. A gente fala que (a cannabis) não é uma questão relacionada à cura, mas sim a poder viver bem”, conta o deputado.

>>> Participe do grupo do Sechat no TELEGRAM e receba primeiro as notícias

“O PL serve para que muitas outras pessoas tenham a possibilidade de se tratar com a cannabis”

Sobre o PL 399/2015, que prevê a autorização do plantio de cannabis para fins medicinais e científicos por pessoa jurídica, Coelho afirma que a principal motivação para aprovação é a saúde da população. “Para a economia é evidente que vai ter impacto, vai ter geração de emprego, de renda. Também tem a questão do cânhamo industrial, que abre oportunidades para o agronegócio e para a indústria. Mas a principal questão é a saúde das pessoas.”

>>> Participe do grupo do Sechat no WHATSAPP e receba primeiro as notícias

O acesso da cannabis no Brasil, por ser difícil e de alto custo, acaba não sendo democrático como deveria, segundo o deputado. Por mais que consiga arcar com o tratamento da esposa, Coelho defende que toda a população, inclusive brasileiros com baixo poder aquisitivo, também tenham a possibilidade de acesso à cannabis. “É importante que a gente mude essa realidade para que outras pessoas possam ter acesso a esta medicação que já sabemos que traz resultados. O que queremos realmente com a aprovação do projeto é dar esta condição todos.”

Confira outras histórias publicadas pelo Sechat:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

ASSINE NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER AS NOVIDADES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese