Em dois anos, curso da USP sobre medicina canabinoide teve 600 alunos inscritos

Aumento do número de prescritores e estudos científicos recentes impactam a alta procura

Publicada em 30/05/2023

capa
Compartilhe:

Por redação Sechat, com informações de HempMeds Brasil

Segundo dados da auditoria Close-Up International, até dezembro de 2021 apenas 6,3 mil médicos prescreviam cannabis medicinal no Brasil. Após um ano, em dezembro de 2022, o número já era de 15,4 mil, ou seja, um aumento de 146% no número de médicos prescritores. 

Com esse aumento de interesse em produtos medicinais à base de cannabis, o curso de EaD da USP sobre medicina canabinoide está entre os mais procurados por especialistas: em menos de dois anos, foram mais de 600 alunos inscritos e 17 mil acessos à plataforma de ensino à distância.

A formação em  Medicina Canabinoide conta com aulas específicas sobre posologia médica e é coordenada por Dr. Renato Anghinah, referência na área médica sobre cannabis medicinal, neurologista e diretor médico da HempMeds Brasil

Iniciado em 2021 por meio de parceria e apoio da empresa com o Hospital das Clínicas, o curso conta com 15 horas aulas e pode ser completado em até seis meses. Ao final, é emitido um certificado em nome da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação.

De acordo com o Dr. Anghinah, os profissionais da saúde têm buscado conhecer mais sobre os produtos à base de cannabis com fontes confiáveis: “A procura é devida ao alto nível do corpo docente, aliado ao enfoque abrangente dos temas abordados além, é claro, da certificação pela EEP HC FMUSP”, afirma o especialista. 

A grade curricular conta com outros especialistas do setor de medicina canabinoide como Dr. Rubens Wajnsztejn. Entre os principais módulos estão:  estudo das bases fisiológicas;  bases farmacológicas da medicina canabinoide; Indicações clínicas em adultos; epilepsia; dor; cuidados paliativos, canabinóides em demência e distúrbios de comportamento; indicações clínicas com discussão de casos e dosagem e prescrição de Cannabis Medicinal. O investimento é de R$1.900. 

O canabidiol (CBD), composto com potenciais terapêuticos, derivado da planta cannabis sativa, é o principal ativo para o desenvolvimento de produtos. O uso medicinal desta substância possui resultados positivos para o tratamento de doenças como a epilepsia, transtornos de ansiedade, distúrbio do sono, dor crônica, autismo, dentre outros. 

Para o Dr. Pedro Pierro, neurocirurgião e diretor científico do portal, até pouco tempo atrás as universidades não abordavam o tema: “Muito de todo o preconceito que tem em torno da pauta, se dá por conta da falta de cursos como este da USP dentro das instituições de ensino. Mas a mudança, apesar de modesta, é muito importante para o setor”. 

O curso de Medicina Canabinoide aborda desde as diferentes espécies de planta que originam os compostos encontrados para uso terapêutico, passando pelas bases fisiológicas e farmacológicas que compõem o sistema endocanabinóide e seus mecanismos de ação, até os diferentes tipos de compostos existentes no mercado e sua real indicação terapêutica, bem como o manejo posológico desses compostos. O objetivo final é levar conhecimento dos produtos à base de cannabis desde a sua origem até a correta prescrição pelos médicos.