Associação de pacientes será tema de audiência pública em Minas Gerais
ALMG realiza debate sobre os dez anos de atuação da Ama-me
Publicada em 19/12/2024
Imagem: Canva Pro
A partir das 10h desta quinta-feira (19), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública afim de debater os dez anos de atuação da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (Ama-me).
De acordo com a presidente da Comissão e autora do requerimento, a deputada Andréia de Jesus (PT), o debate conduzirá pela perspectiva dos direitos humanos. Para o parlamentar, a regulamentação vigente da cannabis medicinal garante a numerosos pacientes uma vida com mais qualidade e dignidade.
Na justificativa do requisito, a deputada destaca os princípios da Ama-me, que incluem promover, garantir, consolidar e ampliar os direitos dos pacientes de cannabis medicinal.
Associações de Cannabis
As associações de pacientes de cannabis tem papel essenciais na ampliação do debate sobre o uso medicinal dos derivados da cannabis. Em um cenário em que o Estado ainda é insuficiente para atender à demanda crescente, as associações surgiram em um período marcado pela ausência de leis e regulamentações adequadas, além da falta de respaldo político diante do preconceito em relação à planta e desconhecimento do seu potencial terapêutico.
Movimentos liderados por mães, motivados pela busca de tratamentos eficazes para seus filhos, foram determinantes para o desenvolvimento do acesso à cannabis medicinal no país através das associações.