Ex-ministro critica demissão de Nísia e destaca legado de Padilha na Saúde

Janine ressaltou que a pasta deve ser conduzida com "mais continuidades do que rupturas"

Publicada em 26/02/2025

capa

presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. Imagem: assessoria/SBPC

Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação durante o governo Dilma Rousseff, criticou a forma como Nísia Trindade foi demitida do Ministério da Saúde, afirmando que ela merecia mais respeito por parte do governo Lula.

Em entrevista ao Portal Sechat, Janine ressaltou a carreira de alto nível e a contribuição de Nísia, tanto na ciência quanto na saúde. Mesmo assim, afirmou respeitar a troca e a escolha de Alexandre Padilha para assumir a pasta.

"Em sua primeira passagem pela Saúde, Padilha foi um bom ministro.", disse o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  Padilha já havia ocupado o Ministério da Saúde durante o governo Dilma Rousseff e retorna com uma grande responsabilidade em meio aos desafios como a regulamentação do cultivo da cannabis medicinal no Brasil.

O Ministério da Saúde está à frente da regulamentação do cultivo da cannabis medicinal, um tema de crescente relevância no país. Janine ressaltou que a pasta deve ser conduzida com "mais continuidades do que rupturas". 

 

Reflexão sobre a reforma ministerial

 

Janine pontuou que, embora seja cedo para mensurar o impacto completo da reforma ministerial, ela deve ocorrer de maneira rápida, sempre com foco no progresso do país. 

Durante as últimas semanas, o clima em Brasília é de euforia e olhares atentos para mudanças, segundo assessores ministeriais.