Defesa protocolo pedido de Habeas Corpus para presidente da Associação Santa Gaia responder em liberdade
Habeas Corpus na 4ª Câmara de Direito Criminal, cai com o mesmo desembargador que concedeu decisão para plantio pessoal.
Publicada em 22/10/2025

Guilherme Augusto Viel Imagem: reprodução Instagram
A defesa do presidente da Associação Santa Gaia, Guilherme Augusto Viel, protocolou na quarta-feira (22) a sentença do seu Habeas Corpus Criminal. Ele espera sentença para responder em liberdade às acusações de Tráfico de Drogas e Condutas Afins.
O documento foi protocolado na 4ª Câmara de Direito Criminal.
Movimentações após operação
Na quinta-feira (16), uma operação da Polícia Civil na Associação Santa Gaia resultou na apreensão e destruição de centenas de plantas. A ação deixou mais de 9 mil pacientes desassistidos.
A operação foi motivada por uma apuração solicitada pelo Ministério Público. Segundo as autoridades, a associação operava sem a devida documentação da Anvisa para o cultivo em território nacional.
No total, foram apreendidos 466 pés de maconha e outros 96 em fase de produção de óleo, além de equipamentos.
Em uma decisão, na terça-feira (21), a Associação Santa Gaia e outros dez pacientes já haviam recebido uma sentença positiva. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) aceitou o salvo-conduto para a entidade poder voltar a operar e cultivar cannabis.
A decisão também garante salvo-conduto individual aos dez pacientes listados no processo. Eles poderão importar 120 sementes por ano, destinadas ao cultivo de até 120 plantas para cada um.
O volume totaliza 1.200 plantas anuais. O cultivo deve ocorrer apenas no endereço da sede da Associação Santa Gaia e está condicionado à apresentação de prescrição médica e autorização de importação válidas emitidas pela Anvisa.