Cannabis e yoga na modulação do organismo

Despertando a conexão entre corpo, mente e espírito

Publicada em 22/02/2024

capa
Compartilhe:

No mundo da saúde holística, a combinação de práticas ancestrais e descobertas científicas contemporâneas tem levado a novas compreensões sobre o potencial terapêutico de abordagens integrativas. Uma união que tem despertado crescente interesse é a do uso medicinal da cannabis e a prática do Yoga. Enquanto o Yoga oferece uma via para a harmonia entre corpo e mente, a cannabis, com seu impacto no sistema endocanabinoide, oferece uma oportunidade única de modulação do organismo. Neste texto, exploramos essa relação, destacando como a estudante de fisioterapia, praticante e instrutora de Yoga, Ana Carolina Matalobos, elucida essa interconexão.

Yoga: alinhando corpo, mente e espírito

O Yoga, uma prática milenar originária da Índia, transcende a noção convencional de exercício físico. Em sua essência, o Yoga é um caminho para a integração do ser humano, alinhando corpo, mente e espírito através de posturas (asanas), técnicas de respiração (pranayama), meditação e concentração. Uma das suas principais particularidades é a ênfase na consciência plena (mindfulness), que permite aos praticantes explorarem seu estado presente sem julgamentos, promovendo o equilíbrio emocional e mental.

O Sistema Endocanabinoide: uma ponte entre o yoga e a cannabis

Por outro lado, o sistema endocanabinoide, um complexo sistema de sinalização celular presente em todos os vertebrados, desempenha um papel fundamental na regulação de uma variedade de funções fisiológicas, como o humor, sono, apetite, memória e dor. Este sistema é naturalmente ativado por compostos chamados endocanabinoides, que o corpo produz em resposta a várias condições. No entanto, ele também responde aos fitocanabinoides encontrados na cannabis, como o THC (tetraidrocanabinol) e o CBD (canabidiol), que são capazes de modular as atividades deste sistema.

A perspectiva de Ana Carolina Matalobos

Para Ana Carolina Matalobos, a interseção entre o Yoga e a cannabis é evidente. Ela aponta que a prática do Yoga promove naturalmente a produção de endocanabinoides no corpo, estimulando o sistema endocanabinoide de forma orgânica. A cannabis, quando utilizada de forma medicinal e responsável, pode complementar essa modulação, oferecendo benefícios adicionais para aqueles que enfrentam desafios de saúde física ou emocional. 

 

407183924_368360979030876_7702848115603616909_n.png
Ana Carolina Matalobos

"O Yoga e a cannabis são ferramentas poderosas para a modulação do organismo", diz Ana Carolina. "Enquanto o Yoga nos conecta com nossa essência interior e promove a autoregulação do corpo, a cannabis pode amplificar esses efeitos, ajudando a aliviar sintomas de condições como ansiedade, depressão, dores crônicas e até mesmo melhorando a qualidade da prática do Yoga para aqueles que sofrem com rigidez ou desconforto físico".

Em suma, a união entre o Yoga e a cannabis oferece uma perspectiva fascinante sobre o potencial terapêutico dessas práticas. Enquanto o Yoga oferece um caminho para a harmonia interna e o bem-estar holístico, a cannabis, através da modulação do sistema endocanabinoide, pode amplificar esses efeitos, oferecendo alívio e promovendo a saúde e o equilíbrio do organismo.  

“É uma aliança promissora que continua a despertar interesse e a ser explorada por profissionais e praticantes em busca de abordagens integrativas para a saúde e o bem-estar", conclui Matalobos.