Planet Hemp critica preconceito contra a maconha no Grammy Latino

Após 22 anos sem lançar nenhum álbum, a banda volta a ativa com “Jardineiro”, que foi premiado durante cerimônia na Espanha

Publicada em 11/01/2024

capa
Compartilhe:
bruno vargas, sechat

Realizada no dia 16 de novembro, a 24ª edição do Grammy Latino foi marcada pela premiação da banda Planet Hemp, em duas categorias. Durante o evento em Sevilha, na Espanha, os músicos subiram ao palco para receber o prêmio de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. 

Concorrendo na categoria de melhor álbum, junto de artistas como, Titãs, Lô Borges, Tulipa Ruiz e Rachel Reis, o quarto disco de estúdio do Planet Hemp “Jardineiro” se sagrou o grande vencedor. Já a dona do prêmio de melhor interpretação urbana foi a música “Distopia”, feita em parceria com o artista brasileiro, Criolo.    

Durante seu discurso no palco, o vocalista da banda, Marcelo Peixoto, mais conhecido como Marcelo D2, agradeceu o fundador do Planet Hemp, Skunk que faleceu em 1994, em decorrência do Vírus da Imunodeficiência Humana (AIDS), os participantes do disco atual e os produtores do novo projeto. Além disso, ressaltou a importância do disco Jardineiro.

“Planet Hemp" é uma banda com 30 anos de carreira, com muita história. Depois de um Brasil tão maltratado, voltamos com esse disco que fala sobre plantar, cuidar, colher, este é o jardineiro. Jardineiro não é traficante”, Marcelo D2 durante seu discurso. 

Jardineiro não é traficante

Imagem: Bel Gandolfo

Lançado em 2022, o álbum “Jardineiro” marca em definitivo o terno do Planet Hemp, após mais de 20 anos. O anterior, “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça", saiu em 2000, um ano antes do grupo decidir “dar um tempo” na banda e seguir caminhos diferentes. 

Nem mesmo o período de hibernação da banda foi capaz de acabar com a vontade de lutar pela descriminalização da maconha. Das 15 faixas presentes no álbum, “Remedinho” e “Jardineiro” são as mais “ativistas”, quanto ao tema. 

Composta por D2 e B.Negão, integrantes da banda, a musica que leva o mesmo nome do disco faz uma critica as pessoas que lucram com a proibição da cannabis no Brasil, a guerra as drogas e ao processo de “demonização” da planta. Além disso, traz consigo a famosa frase “jardineiro não é traficante”, apoiando quem não compra, mas sim planta a sua flor.

Veja a entrevista sobre a nova RDC 327

https://www.youtube.com/watch?v=ll9TOOknbkM&t=1s