Albânia no rumo da legalização da cannabis medicinal e industrial

Um projeto de lei pode legalizar o uso medicinal e industrial da cannabis

Publicada em 26/06/2023

capa
Compartilhe:

Por Redação Sechat com informações de El Planteo

.

A Albânia está no rumo da legalização da cannabis medicinal e industrial. De acordo com o Balkan Insight, o governo da Albânia, na Europa, expressou apoio a um projeto de lei que busca legalizar o uso medicinal e industrial da cannabis, apesar de dúvidas sobre a validade de uma pesquisa de opinião pública sobre o assunto. 

.

O Conselho de Ministros aprovou a legislação, que tem como objetivo estabelecer uma agência responsável pela regulamentação do cultivo, produção, processamento e exportação de cannabis e seus derivados.

.

Legalização da cannabis medicinal e industrial na Albânia

.

O primeiro-ministro Edi Rama conduziu uma pesquisa nacional que indicou que 61% dos entrevistados eram favoráveis à legalização da cannabis para uso medicinal e industrial. No entanto, a independência da pesquisa foi questionada. 

.

A Albânia tem uma cultura de cannabis amplamente difundida, com destaque para o haxixe, e a cidade de Lazarat já foi reconhecida como um importante centro de produção de cannabis na Europa.

.

.

Nos países da Europa, a plantação de cânhamo – espécie da Cannabis sativa – já foi muito popular. Só que a erva passou a perder espaço por causa das substâncias psicotrópicos presentes na planta.

.

Uma forma direta e correta de explicar o cânhamo, é simplesmente dizer que se trata da cannabis industrial. O material é muito utilizado na indústria têxtil, além de ser usado para fabricar fios, cordas, papéis, óleos, alimentos, combustíveis e resinas.

.

As sementes são usadas para fabricar alimentos, cosméticos, suplementos e medicamentos. Já as fibras e os caules produzem o papel, cordas, tecidos compostos plásticos e outros materiais usados em construções.

.

O cultivo do cânhamo tem suas vantagens. O desenvolvimento e crescimento da planta ocorre de modo in natura. Outra vantagem é que a plantação pode ser feita ao ar livre, além das plantas serem postas uma ao lado da outra para que a fecundação seja estimulada pelo ar. Sua altura pode chegar de 2 a 4 meros de comprimento.

.

Portugal, por exemplo, era um dos países europeus que há alguns anos cultivava o cânhamo. Sua principal utilidade era fornecer matéria-prima para a produção das cordas das caravelas.

.